[AsteriskBrasil] Duvida sobre roteamento

Anderson Alipio anderson em tsci.com.br
Quinta Dezembro 1 11:32:21 BRST 2011

Amigo,

Não funciona muito dessa forma não, não pode ter 2 rotas padrão pois
daria conflito, e vc não consegue acessar pelo link A pois o seu
asterisk não sabe voltar por ele, ele até recebe a requisição, mas não
sabe voltar por ele e fica tentando pelo link B.

Você poderia fazer um script e deixar rodando no cron de 3 em 3 ou 5 em
5 minutos, monitorando a Internet, e caso não tenha resposta ele mude o
gateway automaticamente para o Link A.

Mas a melhor forma(recomentado) seria colocar um Firewall linux com as
duas conexões nele, e ele faria o roteamento internamente, ou seja, tudo
que for do asterisk sai por uma Internet, o resto vai pela outra, se uma
cair, tudo passa pelo link A por exemplo. Usando iproute2 e iptables é
tranquilo e fica mais seguro e mais fácil de administrar...

Abraço.

--
Atenciosamente,

Anderson Alipio