[AsteriskBrasil] intregrar asterisk à uma aplicação

Asterisker BR asteriskerbr em gmail.com
Segunda Fevereiro 21 09:02:19 BRT 2011

Você pode utilizar o Asterisk Manager Interface (AMI) -
http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+manager+API

Sua aplicação faz uma conexão na porta 5038 do servidor Asterisk, e com as
devidas permissões ouve os eventos do que está ocorrendo em tempo real. O
mesmo princípio é utilizado pelo FOP - Asterisk Flash Operator Panel (
http://www.asternic.org/)

Esta é a melhor maneira, você consulta as informações do Asterisk e toma
alguma ação baseada nos eventos.

Você pode utilizar também o AGI (
http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+AGI) , neste caso você deve
excutar Agi em alguns pontos específicos do plano de discagem. Por ex, antes
de efetuar uma ligação você envia um evento para sua aplicação.  O Agi
permite você utilizar uma linguagem como php ou java dentro do seu plano de
discagem, ele fica em um arquivo a parte e é acionado através do comando
Agi.

Mas no seu caso o AMI seria mais recomendado.