[AsteriskBrasil] NAT Asterisk

Asterisker BR asteriskerbr em gmail.com
Segunda Fevereiro 21 23:02:05 BRT 2011

As configurações para o funcionamento do sip via nat em Asterisk são
as seguintes:

No roteador:
Port-forward/redirect das portas abaixo para o IP local do seu servidor:

5060 UDP
10000 - 20000 UDP (todo o range)

No sip.conf:

externip = 200.201.202.203 ( Seu IP Válido)
localnet=192.168.2.0/255.255.255.0  (Sua rede local)
nat=yes

O Extern IP encaminha o IP válido do link no header do SIP, caso
contrário a ponta remota irá encaminhar o pacote de retorno para o IP
local.

Com estas configurações não tem erro.