[AsteriskBrasil] Dúvidas

Sylvio Carlos Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Terça Fevereiro 22 08:22:10 BRT 2011

Marco,

     As placas que você utiliza são FXO ou E1 ?

     exemplo FXO:

              exten => s,1,Set(CHAN=${CHANNEL})
              exten => s,n,GotoIf($["${CHAN:4:1}"="1"]?PLAY)
              exten => s,n,Dial(SIP/${RAMAL},,tT)
              exten => s,n,Hangup
              exten => s,n(PLAY),Playback(beep)
              exten => s,n,System( /bin/echo -e
"${CDR(start)};${CALLERID(num)};${PLAYBACKSTATUS}" >> /tmp/playback.txt)
              exten => s,n,Hangup

     A lógica é bem simples, supondo que você utilize uma placa Digivoice,
onde o channel será DGV/Porta. O dialplan acima verifica se a chamada entrou
pela porta 1 então reproduz a mensagem, armazena o registro de data/hora -
numero de origem e o status do playback no arquivo texto e encerra a
chamada.

        exemplo E1:

                exten => _XXXX,1,GotoIf($["${EXTEN}"="1000"]?PLAY)

       A lógica é a mesma, porem a estrutura de comparação é outra, para FXO
testamos o channel e para a E1, testamos o MCDU, o resto do dialplan
continua o mesmo.

       Adapte o dialplan para sua necessidade e qualquer dúvida post
novamente.

Abs

Sylvio Carlos Jollenbeck Borin