[AsteriskBrasil] MAIS OU MENOS OFF

dlpazinatto em gmail.com dlpazinatto em gmail.com
Terça Fevereiro 22 08:56:44 BRT 2011

Bom dia Pessoal,

Estou com o seguinte problema:

Tenho um cliente com asterisk instalado e rodando com mais ou menos 200
ramais SIP e dois E1 com a PSTN.

Ocorre que instalei o hylafax tranquilo com 20 contas IAX (20 numeros
diferentes para enviar emails para pessoas diferentes). Isso esta rodando
certinho, o meu problema é para enviar fax.

Instalei o Avantfax e com ele os fax são recebidos mas não vão para caixa de
entrada, porém salva na pasta do avantfax. Mas isso seria o meu menor
problema..
O meu problema é com envio de fax. Enviando pelo avantfax, aparece na tela o
sending mas no cli do asterisk não aparece nada que a porta iax esteja
tentando fazer uma chamada, alias não aparece nada de nada no cli do
asterisk. e no log do hylafax aparece como chamada não atendida (conforme
linha do log abaixo).

02/21/11 22:00  SEND    000000178       ttyIAX07        12      ""
dlpazinatto em gmail.com   "35541300"  ""      2220073 0       0:46    0:00
"No answer from remote" ""      ""      ""     "envfax" "00 00 00"

Obs: esse log é uma tentava de envio pelo avantfax, não estou postando o log
da tentativa de envio pelo client windows e java porque o log é igual.
voltei para o hylafax sem o avantfax, voltou a receber e encaminhar para os
emails certos no fax de entrada em todas as portas ttyIAXXX.

Comecei os testes com client's do hylafax (winprintHylafax(windows) e
hylafaxsender(java)) e para minha surpresa ficou igual, não envia nenhum fax
e nenhuma informação no console do CLI.

Segue abaixo os arquivos de configuração.

Conta IAX (uma dela, pois as demais são iguais.

[iaxmodem00]
host = dynamic
username = iaxmodem00
secret = XXXXXXX
type = friend
disallow = all
allow = slinear
qualify = yes
requirecalltoken = no
context = fax
-------------------------------------

/etc/hylafax/config.ttyIAX00

ountryCode:    55
AreaCode:       049
FAXNumber:      4935512004
LongDistancePrefix:     0
internationalPrefix:    00
DialStringRules:        etc/dialrules
ServerTracing:  0xFFF
SessionTracing: 0xFFF
RecvFileMode:   0600
logFileMode:    0600
DeviceModem:    0600
RingsBeforeAnswer:      2
SpeakerVolume:  off
GettyArgs:      "-h %l dx_%s"
LocalIdentifier:        "IAXmodem00"
TagLineFont:    etc/lutRS18.pcf
TagLineFormat: "De %%l|%c|Pagina %%P de %%T"
MaxRecsPages:   200
ModemType: Class1
Class1AdaptRecvCmd:     AT+FAR=1
ClassTMConnectDeley:    400
ModemResetCmds: AT+VCID=1
PagerTTYParity: nome
CallIdPattern:  "NMBR="
CallIdPattern:  "NAME="
CallIdPattern:  "ANID="
CallIdPattern:  "NDID="
-----------------------------------
/etc/iaxmodem/

device  /dev/ttyIAX00
owner   uucp:uucp
mode    660
port    4570
refresh 60
server  127.0.0.1
peername        iaxmodem00
secret  senh em iax00!@
cidname FAX
cidnumber       4935512004
codec   slinear

--------------------
/etc/hylafax/dialrules

Area=${AreaCode}                ! local area code
Country=${CountryCode}          ! local country code
IDPrefix=${InternationalPrefix} ! prefix for placing an international call
LDPrefix=${LongDistancePrefix}  ! prefix for placing a long distance call
!
WS="    "                       ! our notion of white space
!
! Convert a phone number to a canonical format:
!
!
! by (possibly) stripping off leading dialing prefixes for
! long distance and/or international dialing.
!
CanonicalNumber := [
%.*                     =                       ! strip calling card stuff
[abcABC]                = 2                     ! these convert alpha to
numbers
[defDEF]                = 3
[ghiGHI]                = 4
[jklJKL]                = 5
[mnoMNO]                = 6
[prsPRS]                = 7
[tuvTUV]                = 8
[wxyWXY]                = 9
[^+0-9]+                =                       ! strip white space etc.
^${IDPrefix}            = +                     ! replace int. dialing code
^${LDPrefix}            = +${Country}           ! replace l.d. dialing code
^[^+]                   = +${Country}${Area}&   ! otherwise, insert canon
form
]
!
! Process a dialing string according to local requirements.
! These rules do only one transformation: they convert in-country
! international calls to long-distance calls.
!
DialString := [
[-${WS}.]+              =                       ! strip syntactic sugar
[...]
^[+]${Country}          = ${LDPrefix}           ! long distance call
^[+]                    = ${IDPrefix}           ! international call
]

parte do extensions.conf com o context fax

[fax]
exten => _X.,1,Dial(DGV/g2/${EXTEN},140,rtT)
exten => _X.,n,HangUp
(mas como comentei antes, nem chega a aparecer nada no CLI do asterisk)

Grato por qualquer ajuda.
--
Dilceu Luiz Pazinatto
Electronics technician