[AsteriskBrasil] Hardware Asterisk

Asterisker BR asteriskerbr em gmail.com
Quarta Fevereiro 23 18:15:05 BRT 2011

Sua tarefa não será simples, trabalhar com Asterisk (mesmo sendo um
software para Linux) é bem diferente de trabalhar com outros
servidores como E-mail e Web. A própria questão da telefonia é cheia
de detalhes, e para funcionar bem e atender a necessidade do cliente
são necessários diversos ajustes e configurações que demandam tempo e
experiência.

Um ambiente em produção é diferente de um ambiente de testes,
basicamente ele não pode falhar ou ficar indisponível. Como você nunca
trabalhou com Asterisk, eu recomendo a contratação de uma consultoria
que execute este serviço e documente os passos para que você possa
administrar o servidor.

Quanto a gravação, o Asterisk grava nativamente as chamadas, basta
utilizar a aplicação MixMonitor, porém para visualizar você precisa de
uma interface web. Algumas pessoas optam por soluções empacotadas como
o Elastix, que vem com diversos softwares instalados. Pode ser uma
solução se o prazo for curto.

Em relação a placa, recomendo a KFXO-IP (
http://www.khomp.com.br/?menu=produto&content=produtos&type=SPX&base=45
) com 4 canais. Ela atende perfeitamente a necessidade de 4 linhas
analógicas.