[AsteriskBrasil] Telefone IP Wireless

leandro alves thc.leandro em gmail.com
Segunda Janeiro 24 23:45:19 BRST 2011

Em um ambiente pequeno (1 Access point), um telefone IP Wireless poderá
trabalhar sem problema algum, dependendo apenas do bom sinal do rádio,
mas......

O problema..............>

Em uma área maior, onde o cliente tem a necessidade de se locomover por
vários setores, gerando um "roaming" entre AP's.... é aí que FODE tudo...
isto, pq a autenticação é perdida em alguns modelos de telefones IP (para de
receber/fazer chamadas por algum tempo), sem levar em consideração, as
características comuns de uma rede sem fio, como: round-trip time (RTT),
vazão (throughput), variação de atraso (jitter) e perda de pacotes (packet
loss),capacidade média de roteamento do Access Point, dentre outros
detalhes, lembrando que pra este tipo de ambiente, o melhor codec ainda é o
GSM...

Não recomendo por experiências frustrantes, com perdas significativas de
grana.... Se quiser fazer, por experiência, acredito que seja válido, caso
contrário, o melhor a se fazer "ainda" é ethernet cabeada.

Abraço colega!

Leandro,