[AsteriskBrasil] Comando Dial

Judson Carneiro judson.jcj em gmail.com
Segunda Julho 25 17:37:02 BRT 2011

Thiago,

Pelo visto você está trabalhando só com os SIP response codes.
Você sabe se existe uma forma que eu possa configurar o meu Asterisk para
NUNCA enviar/receber 401? No caso, eu gostaria que a chamada só fosse
terminada pelo Asterisk se a outra parte enviar o BYE, então o Asterisk
daria o Hangup.

Acontece que to reparando que minhas ligações (muitas delas) estão caindo
com exatos 60 segundos e toda vez que a ligação cai cravado neste tempo, é
chamada feita de celular e no log acontece um *401 Unauthorized*, em seguida
envio *BYE* e a chamada cai.

Depois do 401 Unauthorized normalmente aparecem a mensagem:

*Warning: 392 10.141.1.116:6060 "Noisy feedback tells:  pid=28124
req_src_ip=x.x.x.x req_src_port=5060 in_uri=sip:vono.net.br out_uri=sip:
vono.net.br via_cnt==2"*

Como faço para trabalhar com os SIP codes? *Como acesso/modifico o SIP de
forma que o 401 pare de ocorrer?* Acredito que desta forma eu resolvo minhas
quedas nas ligações.

Se você sabe programar em Java, uma saida que eu te indico para verificar o
estado do canal é pelo Asterisk-Java.

http://asterisk-java.org/1.0.0.M3/apidocs/org/asteriskjava/manager/event/RegistryEvent.html#RegistryEvent%28java.lang.Object%29

getStatus

public java.lang.String *getStatus*()

Returns the registration state.

For sip this may be one of (not sure if all of these are exposed via the
manager api, at least "Registered" and "Timeout" are used though)

   - Registered
   - Unregistered
   - Request Sent
   - Auth. Sent
   - Rejected
   - Timeout
   - No Authentication
   - Unreachable

IAX2 only uses

   - Rejected

Successful IAX2 registrations do not use the this property at all.