[AsteriskBrasil] Problemas de sincronização com Asterisk e Leucotron

Eduardo Pereira edupbar em gmail.com
Quinta Junho 2 07:58:28 BRT 2011

Nos dê condições de investigar seu problema, poste as configurações do
dahdi!!!

Você pode estar com problema na configuração dos span.
Por exemplo, indicou quem envia o sincronismo? Leia abaixo que deve te
ajudar.

span=<span num>,<timing source>,<line build out
(LBO)>,<framing>,<coding>[,crc4|yellow[, yellow]]

Para efeito de linhas R2, sinta-se livre para ignorar qualquer coisa
além do valor <coding>.

Vamos descrever os outros.
span. No nosso
exemplo estamos configurando o span 1.

<timing source> refere-se a um inteiro que determina se a outra ponta
(qualquer que
esteja conectada do outro lado) vai fornecer o sinal do relógio e será
utilizado como fonte
principal de relógio. Se você estiver conectado à PSTN (sua operadora de
telefonia) é mais
provável que você precise definir isso para um número maior que 0,
dependendo de
quantos spans você tenha. Por exemplo, se você tem 2 spans ligados à
PSTN um desses
spans devem ser fixados com <timing source> igual a 1 e os outros igual
a 2, marcando-as
como a primeira fonte de relógio mestre e segunda fonte de relógio
relógio. Se você tem o
span ligado a algum PBX legado, provavelmente, o PBX legado espera
receber clocking da
PSTN, mas, uma vez que não está conectado à PSTN, mas ao seu servidor,
você deve
fornecer o relógio ao PBX, neste caso você definir este valor para 0.

span=1,0,0,cas,hdb3

Isso significa que o span 1 irá fornecer o relógio para o que estiver
ligado ao outro extremo.
Esteja ciente de que o arquivo zaptel.conf.sample iindica claramente que
sincronização
incorreta de temporização pode causar cliques / ruído no áudio, a má
qualidade ou faxes
que falham e mau funcionamento de modem entre outros problemas.

Eduardo