[AsteriskBrasil] Problemas com Maldita VB 6060

Luciano Alves Barroso lucianodigivoice em gmail.com
Quarta Maio 4 16:54:17 BRT 2011

Boa tarde a todos,

deve ser de conhecimento de todos que a transmissão de voz em dispositivos
TDM, não só nas placas para Asterisk, é um mecanismo síncrono.

No caso da Digium, esta optou por passar os dados das suas placas ao
Asterisk a cada 1ms; no caso da DigiVoice, esta transferência é feita a cada
2ms para diminuir a incidência de interrupções no PC.

Interrupções são eventos disparados por um hardware ou software que
“interrompem” o funcionamento normal da CPU (ou um núcleo de uma CPU) e a
rotina (vlibd) associada à mesma é executada, ou atendida, como é falado
normalmente.

Por ser um processo síncrono, a interrupção deve ser atendida, no caso da
DigiVoice, a cada 2ms, caso contrário o firmware da placa detecta a falha e
avisa a aplicação. Alguns fabricantes omitem este tipo de ocorrência, mas
uma perda de interrupção pode significar um click no áudio ou uma falha na
sinalização de uma placa, por esta razão a DigiVoice optou por avisar tal
ocorrência prezando a qualidade das soluções que utilizem seus produtos.

Quando um driver de dispositivo qualquer, compartilhando a mesma interrupção
ou não, leva mais que 2ms atendendo sua interrupção ou tem interrupções
reentrantes (normalmente por falha na implementação do driver), há perda de
interrupção nos outros dispositivos.  Isto é notado ao se ouvir música no PC
com clicks, ao se ver um vídeo com paradas na imagem, falar no Skype ou
softphone.

No caso relatado, nosso departamento técnico após acesso (SSH) ao servidor
do cliente percebeu que existem ocorrências de interrupções do dispositivo
"ata_piix" a cada 2s, onde as mesmas coincidem com as indicações de perda de
interrupção na referida placa, ou seja, portanto estamos em contato com o
cliente afim de buscar o que está levando a esta falha.

Nós, da DigiVoice, entendemos que nem todos tem o conhecimento dos detalhes
de sistemas como uma solução Asterisk com placas TDM e jamais negamos
suporte aos nossos clientes, nem a formação destas pessoas em nosso centro
de treinamentos.

Lamentamos que qualquer cliente tenha dificuldades, quaisquer que sejam, e
esperamos que com tranquilidade e de modo civilizado possamos ajudar a
resolvê-los.

Obrigado.

--
Luciano Alves Barroso
Equipe de Desenvolvimento DigiVoice Channel Driver & DigiVoice Meucci