[AsteriskBrasil] Duvida sobre codec g729

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Sábado Maio 14 11:30:40 BRT 2011

Em 13-05-2011 00:13, Thiago Gomes escreveu:
> Pessoal,
> Estava pesquisando aqui no forum e encontrei essa tópico sobre a
> licença g729 e fiquei com algumas dúvidas.
> Tenho um servidor voip que tem um tronco da vono. Para eu usar esse
> codec g729 eu preciso de quantas
> licenças ?? tenho 10 ramais serão 10 licenças ? um ramal é um celular
> android que tem o software bria
> com a licença g729 comprado. Neste caso são 9 ou somente 1 por causa
> do tronco vono.
> Por acaso se eu tiver que re-instalar este servidor ou mudar de
> aplicação de tribox para elastix eu perco essa licença ?

Olá!

         O codec serve para "traduzir" de uma formato para outro. Então
temos algumas situações:

1. Áudio chega em g729 e ramal não tem suporte à g729: precisa de uma
licença para o asterisk traduzir do g729 para um codec suportado pelo ramal
2. Áudio chega em g729 e ramal tem suporte à g729: não precisa de
licença, o asterisk apenas reencaminha os pacotes de áudio
3. Áudio não chega em g729 e ramal precisa receber em g729: precisa de
uma licença para o asterisk entregar ao ramal g729
4. Áudio não chega em g729 e ramal não precisa receber em g729: use
outro codec e não pague licença do g729

[]'s
              Junior Polegato