[AsteriskBrasil] Duvidas de iniciantes

Jose Eduardo Constantino Mazolini jose.mazolini em fnis.com.br
Quinta Maio 19 07:48:28 BRT 2011

"2- Você vai precisar liberar as portas no seu modem, e precisara de um nat liberando essas portas apontando para o ip do asterisk. Para a autenticação do SIP libere o range de portas 5060 ate 5070 UDP isso para a" sinalização da "conexão, para a mídia" (RTP) " libere as portas" UDP " 10000 ate 20000" RTP.

Muitos vão te falar do modelo de camada OSI, mas como sua intenção não deve estudar rede olhe o modelo mais novo proposto no TCP/IP:

Camada

Protocolo

5.Aplicação <http://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_de_aplica%C3%A7%C3%A3o>

HTTP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hypertext_Transfer_Protocol> , SMTP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Simple_Mail_Transfer_Protocol> , FTP <http://pt.wikipedia.org/wiki/File_Transfer_Protocol> , SSH <http://pt.wikipedia.org/wiki/SSH> , Telnet <http://pt.wikipedia.org/wiki/Telnet> , SIP <http://pt.wikipedia.org/wiki/SIP> , RDP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Remote_Desktop_Protocol> , IRC <http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_Relay_Chat> , SNMP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Simple_Network_Management_Protocol> , NNTP <http://pt.wikipedia.org/wiki/NNTP> , POP3 <http://pt.wikipedia.org/wiki/Post_Office_Protocol> , IMAP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_Message_Access_Protocol> , BitTorrent <http://pt.wikipedia.org/wiki/BitTorrent> , DNS <http://pt.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System> , Ping <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ping>  ...

4.Transporte <http://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_de_transporte>

TCP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Transmission_Control_Protocol> , UDP <http://pt.wikipedia.org/wiki/User_Datagram_Protocol> , RTP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Real-time_Transport_Protocol> , SCTP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Stream_Control_Transmission_Protocol> , DCCP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Datagram_Congestion_Control_Protocol>  ...

3.Rede <http://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_de_rede>

IP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_IP>  (IPv4 <http://pt.wikipedia.org/wiki/IPv4> , IPv6 <http://pt.wikipedia.org/wiki/IPv6> ) , ARP <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Address_Resolution_Protocol_funcionante_em_caminolate&action=edit&redlink=1> , RARP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Reverse_Address_Resolution_Protocol> , ICMP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_Control_Message_Protocol> , IPsec <http://pt.wikipedia.org/wiki/IPsec>  ...

2.Enlace <http://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_de_enlace>

Ethernet <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet> , 802.11 WiFi <http://pt.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11> , IEEE 802.1Q <http://pt.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.1Q> , 802.11g <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_sem_fio> , HDLC <http://pt.wikipedia.org/wiki/HDLC> , Token ring <http://pt.wikipedia.org/wiki/Token_ring> , FDDI <http://pt.wikipedia.org/wiki/FDDI> , PPP <http://pt.wikipedia.org/wiki/Point-to-Point_Protocol> ,Switch <http://pt.wikipedia.org/wiki/Comutador_(redes)>  ,Frame relay <http://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay> ,

1.Física <http://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_f%C3%ADsica>

Modem <http://pt.wikipedia.org/wiki/Modem> , RDIS <http://pt.wikipedia.org/wiki/RDIS> , RS-232 <http://pt.wikipedia.org/wiki/RS-232> , EIA-422 <http://pt.wikipedia.org/wiki/EIA-422> , RS-449 <http://pt.wikipedia.org/wiki/RS-449> , Bluetooth <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bluetooth> , USB <http://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus> , ...

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/TCP/IP

UDP é camada 4 (OSI e TCP/IP)Transporte

RTP e SIP são camadas 5 Aplicação.

Lembre hub e repetidores trabalhão camada 1; Swichs 2; roteador camada 3 e algo da 4; firewall pode tratar até camada 5 (que é a 5,6,7 do modelo OSI). Por isso vc ouve por ai muito sobre firewall de layer-7.

Lembrando que existe switchs com inteligência de roteador e até mesmo com algumas funções de firewall, essa é uma classificação teórica.