[AsteriskBrasil] URA

Mario Augusto Mania mario.mania em gmail.com
Quinta Maio 19 14:46:33 BRT 2011

Bem... eh muito recorrente na lista esta questao de "quanto cobrar".

Sou técnico, ou seja, da parte técnica, entretanto tenho muitas boas
experiencias com a parte comercial e de negocio. E a premissa básica
para sabe o "quanto cobrar" e relativo a duas questões:

1) Quanto seu cliente esta disposto a pagar?
2) Quanto seu concorrente cobra?

Lembrando que normalmente, a primeira questao (quanto o cliente quer
pagar) normalmente eh a mais importante. Já fiz negócios com o preco
muito acima do mercado (coisa de 100% a 150%) e o cliente pagou feliz
da vida, como tambem fiz negocios com o preco abaixo do mercado (coisa
de 20% a 30% abaixo da concorrencia) visando abertura e futuros
negocios.

Portanto, nunca espero um valor como resposta, porque, qualquer
padronizacao de valor, ou seja, uma base de valor, ainda mais se
combinada entre concorrentes (como todos somos, afinal, ainda ninguem
se manifestou na lista dizendo que faz deploy do asterisk de graça,
como filantropia) caracteriza cartel, que é crime de acordo com a Lei
de Crimes Contra a Ordem Econômica (Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de
1990).

Sendo assim, minha dica:
Calcule o preco da sua hora de trabalho, multiplique pelas horas que
vc trabalhou desenvolvendo a solucao, e apresente ao cliente. E bom
negocio!

m3