[AsteriskBrasil] URA

Sylvio Carlos Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Quinta Maio 19 13:58:25 BRT 2011

Marcelo,

      Seu projeto pode ser implementado em asterisk sem nenhum tipo de
problema, basta que você tenha certo conhecimento em Asterisk, Banco de
Dados e alguma linguagem de programação para desenvolver algumas AGI's.

      Sobre o TTS, infelizmente ainda não temos bons sistemas no idioma
brasileiro, mas para reprodução de números apenas o SayNumbers resolve. Você
pode consultar sistemas como Loquendo, LumenVoz, Cepstal, entre outros.

      O disparo de SMS você dependerá de um hardware (exemplo: Digivoice ou
Khomp) com alguns SIM Cards (depende do volume de disparos dos SMS's).
Também poderá contratar alguma solução em web service (exemplo: Communika).
Para enviar email, bom, é muito simples, basta um conta e senha em algum
provedor e um pouco de criatividade para desenvolver as rotinas de envio via
asterisk.

       O problema é o "Como cobrar", existem muitas definições para esse
assunto, os mais usuais é a estimativa de horas, pode variar de acordo com o
perfil profissional e da localidade/UF, ou também um valor fixo pelo
projeto. Precificar a hora profissional, sugiro que utilize alguma tabela
base de valores para profissionais de telecom ou desenvolvimento, ou ainda o
mix dos dois.

        Use a imaginação com um pouco de Asterisk..... rs

Abs

Sylvio Carlos Jollenbeck Borin