[AsteriskBrasil] Fonebridge com MFC/r2, o Rx CAS sempre fica BLOCK

Thiago Rocha thiago.rocha em bsd.com.br
Segunda Maio 30 15:05:02 BRT 2011

Guilherme,

Estou também configurando um RedFone de 4E1 ( com apenas 1 E1 R2 conectado),
consegui fazer funcionar com as configurações abaixo. Porém apenas consegui
com as vesões especificas:

asterisk-1.4.35(trunk com OpenR2)
dahdi-linux-redfone-2.1.0.4 (do site da redfone)
dahdi-tools-2.0.0 (do site da redfone)
openr2-1.3.1

Inicialmente estava testando com Asterisk-1.6.2.18, dahdi-linux e tools mais
atuais, por enquanto não funcionou, segundo o suporte da red-fone deveria
funcionar, mas também não tem nenhum caso de uso.

Na configuração abaixo e versões anteriormente especificadas está
funcionando já a duas semanas, mas algumas ligações caem aleatoriamente com
este erro: Chan 1 - Far end disconnected. Reason: Normal Clearing, há
bastante reclamação sobre esse erro mas nenhuma solução direta. Estou lendo
tudo que posso, mas ainda sem solução. Meu próximo passo é testar com
asterisk 1.6

Enfim, se ajudar tae....

### /etc/redfone.conf

[globals]
fb=192.168.1.254
port=1
server=<mac_nic>
priorities=1,2,3,0

[span1]
framing=cas
encoding=hdb3

[span2]
framing=cas
encoding=hdb3

[span3]
framing=cas
encoding=hdb3

[span4]
framing=cas
encoding=hdb3

### /etc/dahdi/system.conf

dynamic=ethmf,eth0/<mac_port_1_redfone>/0,31,0
dynamic=ethmf,eth0/<mac_port_1_redfone>/1,31,0
dynamic=ethmf,eth0/<mac_port_1_redfone>/2,31,0
dynamic=ethmf,eth0/<mac_port_1_redfone>/3,31,1

cas=1-15:1101
dchan=16
cas=17-31:1101
alaw=1-31
echocanceller=mg2,1-15,17-31

cas=32-46:1101
dchan=47
cas=48-62:1101
alaw=32-62
echocanceller=mg2,32-46,48-62

cas=63-77:1101
dchan=78
cas=79-93:1101
alaw=63-93
echocanceller=mg2,63-77,79-93

cas=94-108:1101
dchan=109
cas=110-124:1101
alaw=94-124
echocanceller=mg2,94-108,110-124

loadzone=br
defaultzone=br

### /etc/asterisk/chan_dahdi.conf

[channels]
context=from-pstn
;rxwink=300 ; Atlas seems to use long (250ms) winks
usecallerid=yes
hidecallerid=no
callwaiting=yes
usecallingpres=yes
callwaitingcallerid=yes
threewaycalling=yes
transfer=yes
canpark=yes
cancallforward=yes
callreturn=yes
echocancel=yes
echocancelwhenbridged=no
faxdetect=incoming
echotraining=800
;rxgain=0.0
;txgain=0.0
callgroup=1
pickpgroup=1

;###Canal 1###

group=1
signalling=mfcr2
context = from-pstn
mfcr2_variant=br
mfcr2_get_ani_first=no
mfcr2_max_ani=10
mfcr2_max_dnis=4
mfcr2_category=national_subscriber
mfcr2_mfback_timeout=-1
mfcr2_metering_pulse_timeout=-1
; this is for debugging purposes
mfcr2_logdir=log
mfcr2_logging=all
; end debugging configuration
channel => 1-15
channel => 17-31

2011/5/30 Rodrigo Vian (listas) <listas em porttaltecnologia.com.br>

>  Boa tarde Guilherme,
>
> Nunca configurei um redfone, mas olhando sua configuração do
> chan_dahdi.conf, creio que estejam faltando os bits para o r2...
>
>  ;mfcr2_allow_collect_calls=yes
> ;mfcr2_double_answer=no
>
> context=from-e1
> group=1

> [...]