[AsteriskBrasil] Configuração AudioCodes MP-124

Fernando Beraldo fernando.beraldo em gmail.com
Quarta Outubro 26 15:31:59 BRST 2011

Boa tarde Guilherme,

Esses gateways da AudioCodes, tem duas formas de configuração. No caso
você pode logar as 24 portas em uma única conta, ou utilizar uma conta
para cada porta, como se fosse um ramal em cada porta. Bem essa é conf
que uso. Se é dessa forma que você precisa, talvez os passos abaixo
lhe ajude.

Acesse a GUI do Gateway. (Meu gateway está na versão 6.20A.022.003,
talvez mude alguma coisa para sua versão, se precisar de mando a
firware em pvt.)

OBS.: Os botões de Submit a serem utilizados, deve ser os da Telas em
que estão sendo feita as configurações e não o do Menu superior. Ao
final de todas a etapas clique no Submit do barra superior, depois em
Burn e por último faça o Reset no Gateway.
Os campos das telas de cada passo que não estão listados, eu os deixei
como default.

1º Parte
Menu Configuration => VoIP => SIP Definitions => Proxy Registration
=> Use Default Proxy = Yes
=> Proxy Set Tables (clique na setinha, e coloque o IP do seu Asterisk
no campo 1 e marque UDP no Transport Type (Submit)
Volte para o menu = Proxy Registration
OBS. Antes de continuar procure na quanto superior direto desse menu a
opção que alterna as configuração Basica para Avançada, faça isso nas
telas os próximos passos também.
Com a tela nas configurações avançadas...
=> Proxy Name = IP do seu Asterisk
=> Enable Registration = Enable
=> Registrar Name = IP do seu Asterisk
=> Registrar IP Address = IP do seu Asterisk
=> Registrar Transport Type = UDP
=> Subscription Mode = Per Endpoint
=> Registration Mode = FXS (Aqui que você diz ao Gateway que ser se
autenticar por porta.)
Clique em Submit.

2º Parte
Menu Configuration => VoIP => GW and IP to IP => Analog Gateway =>
Authentication
Nessa tela você irá configurar as contas SIP em cada porta que deseja
ativar, colocando o usuário e senha.
Quando finalizar as configurações, clique em Submit.

3ª Parte
Menu Configuration => VoIP => GW and IP to IP => Hunt Group =>
EndPoint Phone Number
Nessa tela você irá configurar somente a porta e conta SIP (user) que
foi configurada na 2ª parte.
Ex. Na 2º parte você configurou as contas abaixo:
Porta 1: User: 1234 Senha: 4321
Porta 2: User: 7890 Senha: 0987

Então na 3ª parte você coloca só a porta e user:
Ex. Channel 1 = 1 | Phone Number = 1234
Channel 2 = 2 | Phone Number = 7890

Clica em Submit e depois Register. Creio que agora as requisições irão
chegar ao PABX.
Continuando...

4ª Parte
Menu Configuration => VoIP => GW and IP to IP => DTMF and
Supplementary => DTMF & Dialing
Nessa tela você fará ajustes de discagem e eventos DTMF
=> Max Digits In Phone Num = 21 (Aqui você define qual a quantidade
máxima de dígitos que vão sair pelas portas do gateway, o default é 3)
=>  Inter Digit Timeout [sec] = 2 (Eu uso 2, você define o que achar melhor)
=> 1st Tx DTMF Option = RFC 2833 (Tipo de método que será enviado os DTMF)
=> Hook-Flash Option = RFC 2833 (Essa opção é útil se você quiser que
seus usuários façam transferência usando a tecla flash do aparelho)
Clique em Submit após as alterações.

5ª Parte
Menu Configuration => VoIP => Coders And Profiles =>Coders
Nessa tela você configura a ordem dos codecs, defina a ordem que lhe
for conveniente. Só NÃO ESQUEÇA, de desativar o "Silence Suppression".
Clique em Submit.

Após o Reset do Gateway
6ª
Menu Status & Diagnostics => Voip Status => Registration Status
Nessa tela você consegue ver as portas que estão autenticadas.

Bom é isso cara! Espero ter ajudado!

[]'s
Beraldo