[AsteriskBrasil] Iniciando em Asterisk...

Alexsander Petry alexsanderpetry em gmail.com
Sábado Agosto 25 21:12:32 BRT 2012

Olá, estou iniciando os estudos em Asterisk e agradeço se vocês puderem me
ajudar compartilhando suas experiências nos seguintes itens:
- Pretendo iniciar os estudos com Asterisk puro, vocês concordam ou tem
alguma outra sugestão?
- Qual distribuição Linux vocês recomendam para rodar o Asterisk?
- Qual é o investimento aproximado para instalar o seguinte cenário?
Gostaria de instalar um pabx na minha casa, onde há uma linha telefônica
analógica (Oi) que eu gostaria de compartilhar com 2 ramais analógicos.
Imagino que precisarei de uma porta FXO e duas FXS, certo? Que hardware
(placa) vocês recomendam para atender esta demanda? É possível que este
cenário se expanda um pouco, para duas linhas analógicas externas, cada
linha compartilhada por dois ramais analógicos. Que PC vocês recomendam
para atender este cenário (Processador, gabinete, placa mãe, HD, mem. RAM,
etc)? Vocês costumam comprar as peças separadas e montar o PC ou compram o
PC já pronto?
- Para o cenário acima, o que é mais barato, o cenário montado com portas
FXS (2 portas FXS com possível necessidade para expansão para 4 portas) ou
com telefones IP (substituindo os ramais analógicos por IPs)?
- Tem mais alguma coisa que eu deveria estudar neste momento?

Obrigado pela atenção.

--
Alexsander Petry