[AsteriskBrasil] Iniciando em Asterisk...

Rafael dos Santos Saraiva rafaelsnsa em gmail.com
Sábado Agosto 25 22:03:21 BRT 2012

Boa Noite Alexsander

Legal sua iniciativa de querer aprender e correr atrás, comecei assim
também.

-Bom, quanto a usar Asterisk puro ou alguma distro recomendo o puro, além
de ter mais flexibilidade, voce vai aprender bem mais, mesmo que depois
opte por uma distro. E outra coisa, conhecendo bem o Asterisk puro, voce
consegue se adaptar bem a qualquer distro.

-Quanto a distribuição linux, ai vai de cada um, a facilidade de usar e o
seu conhecimento de Linux. Eu recomendaria Debian ou CentOs.

-O seu investimento inicial vai depender do que você pretende,
se você está começando e não conhece nada de Asterisk, sugiro até que você
comece instalando ele numa máquina virtual (Vmware ou Virtual Box), com
custo zero. Se for instalar num PC dedicado, pro seu cenário não precisa
nenhuma configuração especial, um micro básico com 1gb de ram já ta mais do
que bom. Pra esse tipo de cenário até um pc basicão das Casas Bahia ta
legal. Hardware pra isso ai, o ideal seria uma tdm400p, você consegue
colocar módulos fxs e fxo nela, e ja vai se familiarizando com o Dahdi.
Outra opção boa, seriam os gateways (fxs, fxo, fxs/fxo).

-Quanto ao que você deve estudar: Linux (tudo referente a Linux, mesmo que
aparentemente não tenha a ver com Asterisk), o beabá de telefonia
(sinalização, padrões, etc) e, logicamente, Asterisk.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Att,
Rafael Saraiva