[AsteriskBrasil] Aleatoriamente, um dos lados da ligação fica muda.

Eden Caldas edencaldas em gmail.com
Sexta Dezembro 21 22:50:47 BRST 2012

Oi pessoal, essa é minha primeira mensagem na lista.

Tenho uma estrutura de telefonia voip com 80 telefones Intelbras TIP100 POE
e dois SNOM320. IO asterisk está num debian 6 64 bits. O asterisk foi
instalado a partir dos repositórios do debian que está na versão 1.6.

O que acontece é que de uma forma bem aleatória, ligações de internas, um
dos lados fica mudo, ou seja, apenas uma das pessoas consegue escutar a
outra. Só volta ao normal caso eu desligue e ligue de novo o aparalho.

Não consigo reproduzir o problema, o mesmo acontece aleatoriamente em
qualquer um dos telefones.

Quando o problema ocorre, não aparece nada anormal no CLI do asterisk em
modo verbose e nem nos logs.

Coisas que já fiz/certifiquei:
Todos os aparelhos estão com codecs suportados entre si e pelo asterisk
(alaw, ulaw)
Firewall local no asterisk está liberando a porta sip e as portas rtp. Não
existe NAT nenhum, a conexão é direta. Já testei com o firewall
completamente desligado. Se fosse culpa do firewall, acredito que
simplesmente não funcionaria, mas é aleatório.
Já testei com qualify=no e qualify=yes, não tem diferença.

Informações adicionais.
Tenho uma placa E1 da khomp para ligações externas. Porém o problema ocorre
entre ligações internas.
Os telefones estão distribuidos entre várias VLANs, uma VLAN para cada
departamento. As VLANs estão em modo Untagged.
O servidor asterisk tem uma interface VLAN em cada uma dessas VLANs.
Não existe DHCP nessas redes de voz, o IP é fixo.
Não existe servidor DNS nem gateway para os telefones. Apesar disso, o
servidor asterisk tem seu próprio gateway e DNS.

Como não consigo reproduzir o problema, fica bem complicado descobrir o que
é. Mas o problema existe, acontece aleatoriamente.

Alguma dica?

Eden