[AsteriskBrasil] firewall para o asterisk

Judson Carneiro judson.jcj em gmail.com
Quarta Janeiro 11 00:33:51 BRST 2012

Saudações a todos da lista!

Estou colocando um servidor Asterisk no ar e preciso cuidar da segurança.
Este servidor precisa possuir (aliás, ja possui) um IP para a Internet.
Alguém poderia me ensinar quais as portas eu tenho que fechar pelo iptables?

A intenção é fechar tudo que não for usado.
Praticamente só devem ficar abertas as portas abaixo:

SSH que vai pra uma outra porta que não a padrão
5038
10000 a 20000 para o RTP
20100 para socket
5060 para o tronco SIP da Tellfree

Tem mais alguma porta que o Asterisk precisa usar? Ah!!! Tenho que usar o
MySQL também neste servidor. Porta 3308.

A principio desejo impedir que sipfones/softfones se registrem tanto de
dentro da rede quanto de fora. Nem haverá extensões de ramais no plano de
discagem, só uma ura. Ou seja, uma vez que o Asterisk se logue na tellfree
ele passa a receber ligações e jogar pra ura, mais nada.

Muito grato!