[AsteriskBrasil] Configurar URA entre dois servidores Asterisk

Márcio Fernandes marciokoelho em gmail.com
Sábado Junho 2 11:06:52 BRT 2012

Prezados, bom dia!!

Dias atrás estava com dificuldade de configurar e interligar dois
servidores Asterisk via SIP, e coloquei tal problema na lista e muitas
pessoas me orientaram e a partir das orientações principalmente do Angelo e
do Mike, conseguir a tal comunicação. Essa comunicação é uma das partes
práticas do meu TCC, como falei antes não tenho muito conhecimento no
Asterisk, por isso estou buscando ajuda entre as pessoas da lista.
Pessoal, agradeço a todos e peço que me orientem a configurar uma URA, essa
URA deve funcionar quando ligar de um ramal da minha matriz para a filial,
a matriz e a filial estão na mesma rede. Os serviços da URA devem ser o
básico, atender uma chamada, colocar na fila de espera, conferência se for
o caso, gravar uma mensagem e poder ouvir depois.

Se possível me mande uma configuração que já testaram e funcionou.

Esse aqui é o arquivo sip.conf da Matriz, o arquivo sip.conf da Filial
segue os mesmos parâmetros o que muda é o IP: 192.168.254.137, e o ramal
que é [200].

[filial]
type = peer
insecure = port,invite
username = filial
secret = filial
host = 192.168.254.208
qualify = yes
context = filial

[100]
type = friend
username = 100
secret = 123
context = usuarios
qualify = yes
host = dynamic

Arquivo extensions.conf da Matriz

[filial]
exten => _X.,1,NoOp(Ligacao de ${CALLERID(all)} para ${EXTEN})
exten => _X.,n,Goto(usuarios,${EXTEN},1)

[usuarios]

exten => _1XX,1,Answer()
exten => _1XX,n,Dial(SIP/${EXTEN},15,rTt)
exten => _1XX,n,Hangup()

exten => _2XX,1,Answer()
exten => _2XX,n,Dial(SIP/filial/${EXTEN},15,rTt)
exten => _2XX,n,Hangup()
--
Att.

Márcio Fernandes

"Diante de uma vitória, não pare. Diante de uma derrota, não desanime. Pois
nem sempre a vitória é uma glória e nem sempre a derrota é o fim"*.*