[AsteriskBrasil] VOIP + Asterisk = Seguro ?

Hudson Cardoso hudsoncardoso em hotmail.com
Domingo Junho 3 04:44:30 BRT 2012

   Voce poderia ter feito uma traducao mais decente...
essa tá enrolada...

-----Original Message-----

From: Eduardo Mazolini
Sent: 3 Jun 2012 04:56:53 GMT
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] VOIP + Asterisk = Seguro ?

Não sei se pode ou não postar, mas eu estou disposto a responder se
for para cortar o assunto só avisar.
Acho que são 2 assuntos VoIP e Asterisk. VoIP tem 2 assuntos VoIP
Interno e VoIP Externo.

Asterisk - Geralmente é um PC com ventoinhas, Hd, processadores, peças
compradas separadas e unidas.
Um pc para mais que uma placa de pabx Intebras, penso que sim.
Um servidor de grife com tudo dualizado dentro de um data-center com
ar condicionado para datacenter (não ar condicionado de conforto) onde
a temperatura não varia mais que 2°C., no-breaks de tecnologia top de
linha e um conjunto gerador. Sai muito mais caro que uma placa de pabx
da Intebras.
Um linux com diversos softwares instalados onde saem alertas de
segurança sobre cada um deles diariamente, tem maior disponibilidade
que o firmware gravado dentro da EPROM, penso que não.
O PABX com EPROM faz o que o Asterisk faz? O que o Asterisk faz você precisa?
Você tem administradores de servidores Linux? Você tem conhecimento de Asterisk?
Eu tenho um data-center, contrato com a Dell, eu compro diversos
servidores, um ha mais tranquilo.
Minha rede possui um belo sistema de segurança e tenho bons
profissionais de linux e rede.
Quero muito que o Asterisk faz a mais. Eu conheço Asterisk.

E não vou falar mal do Asterisk em si nesta lista não sou louco, rsrsrs.
Tem uma outra frase que eu li e gosto de repetir e pessoas desta lista
me crussificam:
Asterisk é uma plataforma de VOZ não um PABX. PABX é o FreePBX,
Elastix, SNEP, Switchvox.
Pois penso que PABX é uma plataforma que pode ser consumida.
Na apresentação:
http://www.asterisk.org/files/say_hello_to_asterisk.pdf  esta a base
do meu pensamento:
 - Slide 6 "O que é asterisk?" "Asterisk = Apache"
 - Slide 8 "Google/Facebook = Swichvox".
Você topa desenvolver seu site? Prefere tercerizar o desenvolvimento?
Prefere usar um blog ou site padrão feito por um construtor
automatizado "Enlatado"?
Todos vão usar o Apache.
Você topa desenvolver o PABX? Ou prefere comprar de terceiros?  Usar
um PABX listado acima "Enlatado"?
Aposto que você não vira pro dono de uma empresa e fala "E ai vamos
instalar um servidor apache? Com ele podemos fazer qualquer coisa para
exibir a empresa na web."
O servidor com Asterisk tratasse de um ambiente onde é possivel ter dominio.

VoIP Interno - Uma estrutura com par metálico pra cada ramal já
existe? Ramais analógicos atendem minha necessidade?
Eu mantenho 2 times de cabling, uma pra voz outro pra dados? Vou poder
passar um par metalico entre todos os predios e galpoes de minha
empresa sem problemas com diferença de pontencial da terra?
Eu tenho uma rede certificada? Swiches gerenciáveis? Uso QoS L2 e L3.
Sei administrar bem VLANs. Consigo criar VLAN de Voz e VLAN de Dados?
Posso ligar cada telefone a uma tomada? Vou poder comprar agora um
switch já com PoE (Power over Ethernet)? Links de fibra ótica, ou
rádios entre prédios e galpões?
O ambiente de rede interna é dominado tem qualidade e de minha responsabilidade.

VoIP Externo - Esse tem, agora, 2 modelos:
- O existente até hoje liderado ou onde todos admiram a Vono , e
pessoas desta lista dividem mercado com a Vono. Nesse modelo você
adquire a internet que é o meio de chegar até eles.
- O Novo modelo é o da Intelig recentemente adquirida pela TIM. Eles
entregam o link de "Voz", mas usam a protocolo SIP pra sinalizar.

Penso que o par metálico da telefônica tem maior disponibilidade que o
meu acesso a Vono usando Speedy (ADSL).
Agora um link de dados com resolução acordada para ocorrem em 4 horas.
Como o pessoal diz "Link de verdade", banda garantida. Talves chegue
mais próximo do par metálico.
SLA em cima de SLA pra um único fim não tem a mesma disponibilidade de
um único SLA.
EX: Internet 95% x Voz 95% = 90%
A briga de empurra se algo parar ou pior só ficar oscilando a qualidade da voz.
Nesse problema você pode ter todo dinheiro do mundo que não consegue resolver.
Com todo o dinheiro vc pode adquirir e fundir as duas empresas rsrsr
... passar duas rotas de fibra até a rede NGN da operadora .... ai
resolve.

Minha opinião:
- Asterisk pra PABX administrativo com certeza. Call-center já entram
outras variáveis.
  Eu gosto de desenvolver no Asterisk, mesmo que seja em cima de um "enlatado".
- VoIP Interno com certeza. A não ser que sua empresa tenha uma rede muito ruim.
- VoIP Externo da Vono ou colegas da lista, me desculpem. Fico com o
velho E1 em R2 ligado em um gateway não em placas.
 O que a minha empresa ganha ao fazer uma chamada para um cliente vale
o custo da chamada.
 O meu diretor falar com um cliente sem eu pensar na possibilidade de
haver uma metalização na voz dele, não tem preço.
  Trocar a sinalização R2 por SIP? Sim eu troco.

Asterisk + VoIP é seguro? Depende de você. Para o meu uso é.

Eduardo Mazolini

Tenha a External Series Experience na sua aplicação. Visite www.khomp.com