[AsteriskBrasil] RES: Solução para 300 ramais

Mike Tesliuk mike em tesliuk.com
Terça Junho 5 22:55:27 BRT 2012

Vamos lá, deixe eu embasar oque eu falei anteriormente.

http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+dimensioning

The only rule of thumb we appear to be able to provide is this:
*Asterisk 1.2* start to run into problems around 220 concurrent SIP
calls. *Asterisk 1.4* scales much better and can handle nearly double
the call setups/second as well as total concurrent traffic. Moreover,
Early testing
<http://thread.gmane.org/gmane.comp.telephony.pbx.asterisk.devel/28678>
of Asterisk *1.6* using hash tables shows a SIP performance increase
compared to 1.4 of factor 3 to 4. In asterisk 10 the performance
increase in sip udp handling is around 2 to 3 times faster compared to
Asterisk 1.8.

Para quem não tem um bom ingles segue uma tradução livre.

A unica regra que podemos apresentar é: Asterisk 1.2 começa a gerar
problemas apartir de 220 chamadas SIP simultaneas, Asterisk 1.4 consegue
suportar bem melhor e pode manipular a principio o dobro de chamas
simultanas. No mais, os testes com asterisk 1.6 mostram que a
performance do sip tem um aumento de 3  a 4 vezes comparado com o
asterisk 1.4, no asterisk 10 a performance é superior de 2 a 3 vezes na
manipulação de sip udp comparado ao asterisk 1.8

Neste caso podemos supor que se no 1.2 podiamos ter 220 chamadas antes
dos problemas e no 1.6 isso aumentou de 3 a 4 vezes com mais as melhoras
de performance de asterisk 10 podemos manipular com asterisk
aproximadamente de 800 a 1200 chamadas

Eu realmente não tinha lido isso anteriormente, a referencia que levo
comigo é 220 chamadas simultaneas, e neste caso, este numero de 800 a
1200 chamadas não é mensionado que utiliza re-invite, então
automaticamente presumo que sejam chamadas normais com o asterisk no
meio do caminho, obviamente se você pretende gravar isso você entrará em
alguns pontos de processamento e IO de disco, mas ai é outro ponto a ser
havaliado.

Apenas para ter como informação o OpenSIP's tem em core i7 2.67 com 6 GB
de ram mostraram que ele consegue processar 13000 chamadas , claro que
numa configuração simples mas utilizando statefull routes, maiores
informações no link a seguir http://www.opensips.org/Resources/StressTests