[AsteriskBrasil] RES: Solução para 300 ramais

Ribeiro asterisk em aquidolado.com.br
Terça Junho 5 22:11:07 BRT 2012

Sou novato em telefonia, mas não em tecnologia.
Tenho uns 20 anos de informática.
Pelo que antei lendo e configurando, existe uma propriedade chamada
canreinvite que permite ou não que um dispositivo se conecte diretamente com
outro, sem passar pelo Asterisk ou forçadamente passando pelo Asterisk.
Se não tiver necessidade de se gravar 2000 ramais simultâneos, você poderia
fazer os ramais falarem diretamente entre eles. Mas você terá outro
problema, que é a rede e roteadores. Teria que calcular o consumo de seu
codec e ver se comportaria este tráfego pela rede. Além disso, pelo que já
andei lendo, teria como ter outros equipamentos rodando com Asterisk. Não
sei como rolaria isso, mas entendo que eu poderia ter estes diversos ramais
distribuídos por estas máquinas, balanceando o processamento.
Pelo que eu entendo, é possível sim.
Quais os serviços que você pretende disponibilizar para as pessoas?
Gravação? Fila? Sala de conferência?
E os mais antigos, por favor, me digam se eu estou errado.

Um abraço
Ribeiro