[AsteriskBrasil] rota de menor custo

Rafael dos Santos Saraiva rafaelsnsa em gmail.com
Segunda Março 12 12:12:33 BRT 2012

Olá

Não sei como é a interligação do seu roteador com o Asterisk, mas levando
em conta que seja como usamos na empresa que trabalho (via E1), a melhor
forma de se fazer isso seria criando um plano de discagem assim:
[default]
exten=>_0[2-9]XXXXXXX,1,Dial(DAHDI/g1/${EXTEN:1},60,tT)
exten=>_0[2-9]XXXXXXX,2,Hangup()

exten=>_00XXXXXXXXXXXX,1,Dial(DAHDI/g2/021${EXTEN:4},60,tT)
exten=>_00XXXXXXXXXXXX,2,Hangup()

exten=>_002131XXXXXXXX,1,Dial(DAHDI/g1/${EXTEN:4},60,tT)
exten=>_002131XXXXXXXX,2,Hangup()

Onde g1 é o tronco da pública e g2 o tronco do seu roteador.
Vi que no seu roteador você utiliza códigos para designar filiais. Creio
que seria mais prático utilizar os mesmo códigos da rede pstn, evita
confusões.

Att,
Rafael Saraiva