[AsteriskBrasil] Gravar audio no Elastix

João Marcelo Queiroz jmbq em bol.com.br
Sexta Maio 11 10:30:13 BRT 2012

João,

fiz uma confusão, o que descrevi a você foi como adicionar as gravações das FILAS caso não estejam aparecendo. Mas o processo é semelhante para o seu contexto.

O campo userfield do banco CDR do ASTERISKCDRDB é o responsável por dar ao Elastix o caminho onde ele deve buscar o arquivo de áudio, então você deve preenche-lo, fazendo com que o Elastix saiba onde está a gravação. O problema de seu contexto é que ele, apesar de salvar o áudio, não diz ao ELASTIX onde encontrá-lo. Você tem que fazer isso lincando o arquivo de áudio ao registro do CDR correspondente.

Para setar o userfield no CDR use algo do tipo:
exten => 2,n,Set(MONITOR_FILENAME=/var/spool/asterisk/monitor/${EXTEN}-${STRFTIME(${EPOCH},,%Y%m%d-%H%M%S)}-${UNIQUEID})
exten => 2,n,Set(CDR(userfield)=audio:${MONITOR_FILENAME}.${MIXMON_FORMAT})

A primeira linha dá nome ao arquivo de áudio em /var/spool/asterisk/monitor cujo nome tem o ramal, hora e uniqueid.
A segunda linha seta (SET) na tabela CDR o campo userfield como sendo algo do tipo:
audio:nome-do-arquivo.formato-do-audio

Então o que você deve fazer é setar o userfield em seu contexto de gravação para que bata com o nome de seu arquivo salvo no hd e com o CDR dele no asteriskcdrdb.

Espero ter ajudado.

Boa sorte,

João Marcelo Queiroz