[AsteriskBrasil] Continuação... Aula!

Mazolini, Jose Jose.Mazolini em fisglobal.com
Sexta Maio 25 08:03:13 BRT 2012

Frase do dia:

Assim sendo, "software livre" é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em "liberdade de expressão", não em "cerveja grátis".  -- http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html

Eduardo Mazolini

http://blog.mazolini.com.br

From: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] On Behalf Of Ribeiro
Sent: sexta-feira, 25 de maio de 2012 02:30
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: [AsteriskBrasil] Continuação... Aula!

Alclideo

Encerrando o assunto.... ;)

Todos

Não sei por que, mas respondi e não "grudou" na lista. Notei que várias respostas minhas não chegaram.
Mas esta, depois de escrever tanto, fiz questão... Desculpem se mudei de tópico, mas não tive como...

Guilherme

Você não foi muito feliz em sua solicitação, como você já pode ver.
Passo-a-passo assim, como você quer, você não vai ter. Você vai ter que juntas pedaços de tutoriais para montar .
Escrever e detalhar, ninguém vai. Eu não vou, mas vou tentar te ajudar.

1ª parte: Linha telefônica
Aconselho VoIP, por não ter que comprar nada mais. É mais simples e fácil.
Porém você precisa de VoIP com DID, ou seja, com um número para que as pessoas liguem e toque ai. Poucas empresas tem DID disponível. Vono e TMais tem. Vono não faz portabilidade numérica e a TMais faz.
Aconselho a TMais por usar e por você poder portar um número para eles e deles. Se você já tem número, você porta para lá. Se não tem e usar um deles, pode depois portar depois o número da TMais para a Telefonica, por exemplo.
Entre em contato com eles pelo telefone (11) 2626-2626 ou pelo site www.tmais.com.br<http://www.tmais.com.br>
Você vai poder receber e ligar. Vai ter um número (Você pode comprar um Golden Number) e vai ligar par aonde você quiser. Não se preocupe com "linhas", que no seu caso seriam 4 linhas. Uma única "linha" VoIP vai te dar quantas ligações simultâneas (entrantes e saíntes) que sua banda permitir sem custo adicional.
Se você pretende usar a Telefonica mesmo, vai precisar de uma placa FXO.
1 entrada - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-238540640-placa-x100p-fxo-voip-asterisk-original-_JM
4 entradas - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237019040-asterisk-elastix-trixbox-4-fxo-fxs-tdm400-tdm410-voipdigium-_JM
8 entradas - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237019311-placa-tdm800-8-fxo-asterisk-em-porto-alegre-rs-_JM

Você também pode comprar uma X100P clone. Tem uma entrada, mas não se fabricam mais. Quem sabe, vende caro. Você pode tentar achar no Mercado Livre, procurando pelos chipsets.
http://www.asteriskonline.com.br/modules/weblinks/viewcat.php?cid=2

2ª parte: Asterisk
Asterisk é o cara que irá atender e fazer tudo. Tudo em arquivos textos e comandos complexos. Não acho que este é seu caso. Você não vai querer aprender, pois leva tempo e você já teria ido para este caminho.
Você terá de utilizar uma interface. Uma delas é o AsteriskNow, que vem com o Asterisk e outra é o FreePBX. Isso impede que você escreva códigos e vai ter uma interface Web para configurar. Facilita demais.
Mas você terá de instalar o Linux, configurar, instalar o Asterisk, instalar o AsteriskNow ou FreePBX, instalar ele. É complexo para quem não sabe nem o que é um shutdown. Acho que é seu caso.
Mas existem distribuições como o Elastix e TrixBox. Elas vem com tudo. Você instala uma coisa só e o seu servidor já está funcionando.
O Elastix tem um módulo adicional de Call Center e eu utilizo ele. É bem interessante e acho que vale a pena seguir por um destes dois caminhos. Existe outras distribuições, mas aconselho um deles.

O Elastix você baixa gratuitamente, grava em um DVD e dá boot no seu servidor em ele dentro da unidade.

1 - Faz download:
http://www.elastix.org/index.php/en/downloads/main-distro.html
Você tem que saber se seu servidor suporta somente 32 bits ou se suporta 64 bits. Veja com um amigo, procure no Google se seu processador suporta 64 bits. NORMALMENTE, micros novos suportam 64 bits.
Preferencialmente siga com 64 bits. Faça download e salve o arquivo em disco. É grande o download, já aviso.
2 - Grave em DVD
O arquivo baixado terá extensão ISO. Não grave o arquivo dentro do DVD. Este formato é especial e irá gravar vários arquivos no disco. Você tem que usar um programa especial que grava o DVD corretamente.
Use o do Windows 7 ou este:
http://www.baixaki.com.br/download/isoburn.htm
3 - Coloque o DVD no computador e ligue o computador.
4 - O boot precisa ser feito pelo DVD. Fale com alguém que sabe para explicar ou te ajudar a configurar a BIOS, caso necessário.

Isso vai te ajudar no processo:
http://www.youtube.com/watch?v=OQ6Oo45JJ-4

Deste ponto em diante, você consegue pedir alguma ajuda aqui. Antes disso, nem adianta postar nada, que a resposta vai ser quase igual as que você já teve.

Instalado, você vai fazer isso:

Extension
Isso significa Ramal. Cadastre e configure os ramais seus.
http://www.youtube.com/watch?v=PhSXgbGbves

Para usar, você vai precisar de softphone. Aconselho o X-Lite. Este é um aparelho telefônico virtual. Você instala ele no Windows.
http://www.youtube.com/watch?v=KJoXYLid3Mw

Trunk
Isso significa Tronco. Aqui você configura sua linha VoIP, neste caso o TMais ou Vono ou outros.
Não tem manual, pois depende de cada operadora.

Dai você configura suas rotas de saída e de entrada, configurar a fila, IVR e o resto vai ser fácil. Mas antes de perguntar, faça o que eu falei aqui. Quando chegar neste ponto, você pode perguntar caso você tenha alguma dúvida.

Um abraço
Ribeiro

A informação contida nesta mensagem é confidencial e proprietária. Se você recebeu este e-mail por engano, por favor: (i) apague a mensagem e todas as suas cópias e anexos; (ii) não revele, distribua ou utilize a mensagem ou seu conteúdo de qualquer maneira; e (iii) notifique o remetente imediatamente. Adicionalmente, por favor esteja informado de que qualquer mensagem endereçada ao nosso domínio está sujeita ao arquivamento e leitura por outros membros da companhia, além do próprio destinatário da mensagem. Obrigado.

The information contained in this message is proprietary and/or confidential. If you are not the intended recipient, please: (i) delete the message and all copies; (ii) do not disclose, distribute or use the message in any manner; and (iii) notify the sender immediately. In addition, please be aware that any message addressed to our domain is subject to archiving and review by persons other than the intended recipient. Thank you.