[AsteriskBrasil] Continuação... Aula!

Ribeiro asterisk em aquidolado.com.br
Sexta Maio 25 02:29:33 BRT 2012

Alclideo

Encerrando o assunto.... ;)

Todos

Não sei por que, mas respondi e não “grudou” na lista. Notei que várias
respostas minhas não chegaram.

Mas esta, depois de escrever tanto, fiz questão... Desculpem se mudei de
tópico, mas não tive como...

Guilherme

Você não foi muito feliz em sua solicitação, como você já pode ver.

Passo-a-passo assim, como você quer, você não vai ter. Você vai ter que
juntas pedaços de tutoriais para montar .

Escrever e detalhar, ninguém vai. Eu não vou, mas vou tentar te ajudar.

1ª parte: Linha telefônica

Aconselho VoIP, por não ter que comprar nada mais. É mais simples e fácil.

Porém você precisa de VoIP com DID, ou seja, com um número para que as
pessoas liguem e toque ai. Poucas empresas tem DID disponível. Vono e TMais
tem. Vono não faz portabilidade numérica e a TMais faz.

Aconselho a TMais por usar e por você poder portar um número para eles e
deles. Se você já tem número, você porta para lá. Se não tem e usar um
deles, pode depois portar depois o número da TMais para a Telefonica, por
exemplo.

Entre em contato com eles pelo telefone (11) 2626-2626 ou pelo site
www.tmais.com.br

Você vai poder receber e ligar. Vai ter um número (Você pode comprar um
Golden Number) e vai ligar par aonde você quiser. Não se preocupe com
“linhas”, que no seu caso seriam 4 linhas. Uma única “linha” VoIP vai te dar
quantas ligações simultâneas (entrantes e saíntes) que sua banda permitir
sem custo adicional.

Se você pretende usar a Telefonica mesmo, vai precisar de uma placa FXO.

1 entrada -
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-238540640-placa-x100p-fxo-voip-asteri
sk-original-_JM

4 entradas -
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237019040-asterisk-elastix-trixbox-4-
fxo-fxs-tdm400-tdm410-voipdigium-_JM

8 entradas -
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237019311-placa-tdm800-8-fxo-asterisk
-em-porto-alegre-rs-_JM

Você também pode comprar uma X100P clone. Tem uma entrada, mas não se
fabricam mais. Quem sabe, vende caro. Você pode tentar achar no Mercado
Livre, procurando pelos chipsets.

http://www.asteriskonline.com.br/modules/weblinks/viewcat.php?cid=2

2ª parte: Asterisk

Asterisk é o cara que irá atender e fazer tudo. Tudo em arquivos textos e
comandos complexos. Não acho que este é seu caso. Você não vai querer
aprender, pois leva tempo e você já teria ido para este caminho.

Você terá de utilizar uma interface. Uma delas é o AsteriskNow, que vem com
o Asterisk e outra é o FreePBX. Isso impede que você escreva códigos e vai
ter uma interface Web para configurar. Facilita demais.

Mas você terá de instalar o Linux, configurar, instalar o Asterisk, instalar
o AsteriskNow ou FreePBX, instalar ele. É complexo para quem não sabe nem o
que é um shutdown. Acho que é seu caso.

Mas existem distribuições como o Elastix e TrixBox. Elas vem com tudo. Você
instala uma coisa só e o seu servidor já está funcionando.

O Elastix tem um módulo adicional de Call Center e eu utilizo ele. É bem
interessante e acho que vale a pena seguir por um destes dois caminhos.
Existe outras distribuições, mas aconselho um deles.

O Elastix você baixa gratuitamente, grava em um DVD e dá boot no seu
servidor em ele dentro da unidade.

1 – Faz download:

http://www.elastix.org/index.php/en/downloads/main-distro.html

Você tem que saber se seu servidor suporta somente 32 bits ou se suporta 64
bits. Veja com um amigo, procure no Google se seu processador suporta 64
bits. NORMALMENTE, micros novos suportam 64 bits.

Preferencialmente siga com 64 bits. Faça download e salve o arquivo em
disco. É grande o download, já aviso.

2 – Grave em DVD

O arquivo baixado terá extensão ISO. Não grave o arquivo dentro do DVD. Este
formato é especial e irá gravar vários arquivos no disco. Você tem que usar
um programa especial que grava o DVD corretamente.

Use o do Windows 7 ou este:

http://www.baixaki.com.br/download/isoburn.htm

3 – Coloque o DVD no computador e ligue o computador.

4 – O boot precisa ser feito pelo DVD. Fale com alguém que sabe para
explicar ou te ajudar a configurar a BIOS, caso necessário.

Isso vai te ajudar no processo:

http://www.youtube.com/watch?v=OQ6Oo45JJ-4

Deste ponto em diante, você consegue pedir alguma ajuda aqui. Antes disso,
nem adianta postar nada, que a resposta vai ser quase igual as que você já
teve.

Instalado, você vai fazer isso:

Extension

Isso significa Ramal. Cadastre e configure os ramais seus.

http://www.youtube.com/watch?v=PhSXgbGbves

Para usar, você vai precisar de softphone. Aconselho o X-Lite. Este é um
aparelho telefônico virtual. Você instala ele no Windows.

http://www.youtube.com/watch?v=KJoXYLid3Mw

Trunk

Isso significa Tronco. Aqui você configura sua linha VoIP, neste caso o
TMais ou Vono ou outros.

Não tem manual, pois depende de cada operadora.

Dai você configura suas rotas de saída e de entrada, configurar a fila, IVR
e o resto vai ser fácil. Mas antes de perguntar, faça o que eu falei aqui.
Quando chegar neste ponto, você pode perguntar caso você tenha alguma
dúvida.

Um abraço

Ribeiro