[AsteriskBrasil] Fim do Voip?

Mike Tesliuk mike em tesliuk.com
Sexta Maio 25 11:06:06 BRT 2012

Vou dar meus dois centavos

Em 25-05-2012 00:16, Marlon Amaro escreveu:
> [...]
> mais tempo de mercado.
> Gostaria de compartilhar a questão com os colegas da lista, a fim de
> poder debater de forma saudável sobre o assunto, sem achar que, um ou
> outro está querendo se fazer
> de vítima porque seu provedor voip não vai bem ou outros que se acham
> o supra sumo da parada, e que ninguem vai afetar seus milhões de
> minutos diários trafegados.
> O que o senhores acham da questão? Acham quem não tem nada a ver? Que
> os grandes players não influenciam no comportamento do mercado voip?

Eu acredito que o mercado vai muito bem, a grande questão é o pessoal
manter uma boa qualidade nas interconexoes, e logico, apartir do momento
que voce ganha dinheiro voce tem que investir, pegar uma STFC , entrar
com portabilidade etc...

> O que influencia no mercado, essa competitividade entre as operadoras
> de celular, com planos cada vez mais acessíveis e irresistíveis à
> população?

Na verdade normalmente os planos são para a rede da mesma operadora, e
também não tende a cobrir vc3 (exceto de mesma operadora) então eu por
exemplo falo de graça de tim pra tim  mas pago R$ 2.00,00 o minuto no
vc3 pra fixo, isso não é aceitavel pra mim, todas as minhas ligações pra
fixo vão por voip

> A tecnologia 4g marca de vez o futuro da telefonia ip móvel?

eu acredito que isso será fantastico , se tivermos uma rede movel de boa
qualidade poderemos ter ótimas soluções de comunicação unificada,
poderemos usar o voip nos celulares ligados ao pabx e as chamadas saindo
via voip novamente, eu acho que as soluções que as operadoras voip e os
profissionais da area poderão oferecer serão muito abrangentes

> Como as operadoras voip conseguem poder de competição, quando seu
> próprio fornecedor tem interesse em seus clientes? Ou não tem nada a ver?

Eu trabalho com operadoras que não atendem usuário final, atendem apenas
outras operadoras, trabalham com wholesale apenas, o volume é muito
grande não é interessante os usuarios pequenos

> Talky(Nexus), UolVoip e outros já encerraram seus serviços. Não vendem
> mais voip. Por quê? Faliram? Falta de foco?

Estes grandes players que entraram no voip se deram mal na minha opiniao
porque ao atingir uma grande parte da população com preços atrativos
pegaram muitos uusários que não tinham qualidade nas conexões para
utilizarem os serviços, ai fica dificil você oferecer um bom serviço
mesmo que você tenha boas interconexoes, voce sempre tem a questão da
conexão do usuario

> Se possível, podem relatar casos, experiencias que tiveram sobre o
> assunto. Está perdendo muitos clientes em seu provedor voip?

No nosso caso temos um crescimento bom , e tendemos a crescer mais, uma
das questões é que em muitos casos nós entregamos a nossa infra
estrutura (trabalhamos em sp e fortaleza) , através de radio ou mesmo
fibra otica, mantendo uma boa qualidade na rede pra ser utilizada pra voz

> Qual é o caminho? O Fato do voip se tornar comodity ou um serviço
> essencial e padrão, pode ser coisa boa pro mercado?

Acho que a tendencia vai ser tudo virar voip, a questão é não será mais
chamado de voip, a comunicação será feita toda em dados , e muitas vezes
através de protocolo sip ou outro, a grande questão será o quanto as
conexões serão melhoradas para que isso funcione de forma correta.

um bom exemplo de voip é a NET, ela vende o netfone e não um voip, ela
entrega a infra estrutura dela com banda garantida pra voz, aqui em
curitiba onde eu moro funciona muito bem, não tenho problemas, pago
cerca de 140 reais e tenho internet de 20 MB e telefone com DDD
ilimitado para qualquer operadora (pacote), você consegue preço,
consegue qualidade, o caminho na minha opinião é este

> Essas perguntas acima são irrelevantes e não compensa discutir sobre o
> assunto?

acredito que seja  interessante sim, até mesmo para sabermos as opiniões
uns dos outros