[AsteriskBrasil] Fim do Voip?

Marlon Amaro marlon.amaro em hotmail.com
Sexta Maio 25 11:48:47 BRT 2012

Grande Mike, valeu por responder.
As perguntas foram só pra levantar questões diversas sobre o assunto, não precisava responder abaixo de cada pergunta, e todas.

Mike, compartilho de muitas de suas opiniões. Lógico que, o voip como tecnologia não tende a acabar, a questão levantada foi pra discutir sobre as empresas
que são oriundas e tem suas redes baseadas nessa tecnologia. Uma vez que as Teles comecem migrar suas redes pra IP, a competitividade tende a aumentar, porém
com redes ip, valores de interconexão tendem a diminuir e se tornam mais fáceis, uma vez que será por ip.

Alem disso, a Anatel sabe do problema da VU-M no Brasil, é uma situação complicada, mas pelo menos há a mobilização para que não haja desvantagem na competição em telecomunicações no país. Uma das principais movedoras de processos nesse sentido é a propria GVT, que não presta SME e tem de enfrentar as SMEs fazendo promoções que incentivem o recebimento de chamadas da telefonia fixa no celular, pois é claro, que as receitas de VU-M da telefonia móvel correspondem a uma grande fatia do faturamento das mesmas.

As coisas tendem a mudar, a passos de formiga, ou menos do q deveriam, mas tendem. Exemplo:
A Anatel querendo banir ligações muito baratas ou de graça nas ligações intra-rede da mesma operadora.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1070864-governo-quer-padronizar-tarifa-de-celular.shtml

Segundo ela, o fato de ter ligações de graça ou muito baratas entre celulares da mesma operadora, interfere no direito de livre escolha do serviço, prendendo o usuário àquela operadora, uma vez que seus contatos e familiares tem o chip da mesma operadora.

Alem disso, medidas sobre a propria VU-M já foram tomadas e a redução de custos de interconexao para a telefonia móvel tende a baratear nos próximos anos, com reduções na casa dos 40%. Convenhamos, como a propria GVT diz, é irracional as operadoras pagarem 0,40 de VU-M para as telecom Móveis enquanto essas vendem no corporativo, tarifas de 0,07 a 0,15 ou até de graça.

http://www.gamevicio.com/i/noticias/67/67751-para-gvt-atual-patamar-da-vu-m-e-irracional/

Acho que a competitividade vai aumentar e com certeza quem não estiver preparado, como sempre, não vai suportar.
Como o Mike mesmo disse, quando se começa a lucrar, aí que começa a hora de investir, seja na infra, seja em licenças STFC.
Fidelizar clientes pode ser a palavra da vez, apesar de não ser fácil.

Grande abraço
Marlon Amaro