[AsteriskBrasil] RES: Fim do Voip?

Ribeiro asterisk em aquidolado.com.br
Sexta Maio 25 15:05:03 BRT 2012

Vou me meter...

Não tenho experiência em telefonia, nunca trabalhei com isso e nem pretendo.

Sou empresário hoje e sempre trabalhei com tecnologia. Era Analista de
Negócios.

Não sou mãe Diná....

VoIP morreu? Não. Vai morrer? Não. O que existe hoje conhecido como VoIP
pode mudar e o que existe hoje acabar e morrer, mas um substituto vai
entrar.

Quem que pode morrer? Os pequenos no meio.

Telefonia é coisa de gente grande e pequenos são como baratas. Se espalham e
os grandes não conseguem matar todas, mas a grande maioria morre se os
grandes quiserem.

Até o momento os grandes não estão querendo. Até o momento, ninguém morre.

E aqui no Brasil é mais complicado ainda. Temos o governo comprado, que são
manipulados pelos grandes e que podem criar leis e regras só para matar os
pequenos.

Os pequenos vão morrer? Sim e não. Os que não se “blindarem” vão morrer e
vejo isso como sendo breve.

Como assim, “blindar”?

Como está o mercado de hoje?

A Net “não” vende VoIP. Pergunte e eles dirão que não é. A visão que VoIP
está queimado no mercado é clara.

Mas para os grandes, isso não é problema. A Telefonica estava queimada com a
qualidade dos serviços e o que eles fazem? Mudam o nome para Vivo...

Eles lançam, por exemplo, o VoIPv6 e todos os noticiários dizem que esta é a
solução definitiva, sem erros e sem problemas. Acabou. VoIP é viável
comercialmente.

Quem manda?

Das grandes, quem mais está investindo em VoIP? GVT e quem mais? Embratel?

Isso é sinal que eles não estão muito preocupados com isso. Por que? Porque
eles mandam!

Sim. Tudo acaba na mão dos grandes. Você quer VoIP para ligar para quem?
Fixo e Celular! Ou seja: Na mão deles.

Alguém ganha com isso? Sim, os “baratas”. Mas eles nem ligam por que eles
mandam.

Como se blindar?

Para mim, hoje, com o mercado que existe e com o pouco que eu conheço...
Pouco mesmo...

A única forma de não ser “barata” é mandando. Para mandar, você tem que
receber ligações entrantes. Assim você manda! Pouco, mas manda.

Mas espere... Não é vender DID de outra empresa. É você ter seu DID e você
vender ele.

Não sei o investimento e a dor de cabeça que isso quer dizer, mas é a única
forma.

Entendam: Entra a Vivo querendo vender VoIP... Vai ter outro nome, mas ela
quer vender.

Acabou. Vai ter lei impedindo baratas de sobreviver e os que conseguirem
entrar na lei, terão que trabalhar com concorrência pesada. E se ela quiser,
ela quebra todos os baratas....

Resumo: O VoIP não morreu e acho que não vai morrer, mas quem revende...

Um abraço

Ribeiro