[AsteriskBrasil] RES: Curso de asterisk (ASTERISK BRASIL)

Danilo Almeida danilo.almeida em g1telecom.com.br
Terça Setembro 11 10:24:41 BRT 2012

Já trabalho com VOIP a 2 anos, porém trabalho em um provedor, antes somente
com atas, softfones, etc.... e agora com asterisk.

Sou iniciante mais tenho um conhecimento até que razoável, pratico todos os
dias... o curso seria bom para esclarecer dúvidas e também desenvolver
melhor a parte de instalação de hardwares, teoria, etc.
Aprendi sozinho tudo o que sei até hoje (sozinho em partes, os fóruns e
listas me ajudaram muito) (programação, redes, asterisk, etc) não é nada de
avançado, mais consigo me virar bem com o que sei. Mais mesmo assim gostaria
muito de fazer um curso para me especializar mais rápido, pois preciso
muito.

att

Danilo Ricardo de Almeida

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Luiz
Henrique G. Granja
Enviada em: Tuesday, September 11, 2012 10:16 AM
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Curso de asterisk (ASTERISK BRASIL)

Danilo,

há uma vasta documentação sobre Asterisk. Até livros em pt_BR.

Se você quer mesmo aprender:

1. Instala softphone na tua estação de trabalho e vai testando;
2  Suba máquinas virtuais para testar as versões prontas (AstLinux,
AsteriskNow, etc); 3. Aprenda a mexer primeiro na CLI e depois passe para a
parte GUI; 4. Saiba ler os logs do Asterisk e veja como se faz DEBUG de
quando não esta funcionando corretamente; 5. Publique um Asterisk para ir
trabalando externamente; 6. Procure pela X100P Clone ou original para
trabalhar com porta FXO; 7. Compre ATA/GATEWAY para testar porta FXS/FXO;

8. Estude e tenha bem os conceitos de VoIP/ToIP, SIP/H323.

Estas são minhas dicas.

PS: Se você puder trabalhar com centrais analógicas e depois passar para
digital, a parte de VoIP será bem simples (conceitos e aplicações).

Att
Luiz H. G. Granja

--

Att
[...]
YEALINK: Telefones IP e VídeoPhones IP com o melhor custo/benefício do