[AsteriskBrasil] Failover elastix/ast*

Raphael Rodrigues raphaelrrl em gmail.com
Quinta Abril 4 20:27:29 BRT 2013

Pessoal,

Primeiramente saudações pinguinianas a todos.

O caso é o seguinte.

Estou com a demanda para configurar um FailOver no plano de discagem, como
funcionaria a condição:

Tenho um tronco SIP e um tronco E1.

Sainte default -> SIP

Backup -> E1

O ast* faria um teste, caso o SIP esteja off-line o ast* iria realizar a
troca do plano de discagem para o E1.

Seria parecido com o Day/Night Control, digitaria um código e trocaria o
plano de discagem default ou uma condição automática do ast*.

OBS: O amigo Ronaldo Wochner me passou uma programação para criar um
contexto de saída customizado, que por sinal funfou 100%.

exten =>_X.,n,Dial(SIP/sip1/${EXTEN})
exten =>_X.,n,GotoIf($["${DIALSTATUS}" = "CHANUNAVAIL"]?falha)
exten =>_X.,n(falha),Dial(DAHDI/g0/${EXTEN})
exten => _X.,n,Hangup()

Como uso o Custom Contexts, não posso criar um contexto customizado e
colocar os ramais para usarem tal contexto.

Tenho 20 troncos SIP, preciso que os troncos SIP fiquem como default para
saintes, caso o provedor voip fique indisponível o plano de discagem com o
E1 como default entraria.

Infelizmente o tempo que o elastix testa o tronco é muito longo, cerca de
30 segundos, teria como eu alterar o tempo de teste de tronco indisponível
do elastix?

Caso alguém já tenha passa por isso e possa ajudar ficaria grato.

Obrigado a todos.

Raphael Rodrigues
Analista de Redes - Pd's Informática ltda
Linux user number 510457
LPI000275344
CISCO ID: CSCO12223327
http://www.softwarelivre-campos.org/
http://www.pdsnet.com.br/

"Felizes aqueles cujo conhecimento é livre de ilusões e superstições",
Sidarta Gautama, o Buda.