[AsteriskBrasil] Valor hora

Luis Antonio Prata Barbosa luispratalistas em gmail.com
Sábado Abril 6 16:03:48 BRT 2013

Olá a todos,

A meu ver, precisamos pensar mais no valor do serviço para o cliente:

Há clientes que querem instalar um asterisk para algo bem simples. O valor
da solução para esses clientes é baixo.
Há clientes que podem economizar muito dinheiro usando Asterisk. O valor da
solução para eles é alto.
Há clientes que perdem muito dinheiro se ficarem sem telefone por um dia.
Para eles um bom contrato de manutenção tem muito valor.
E assim por diante.

O que acho que devemos fazer é definir qual mercado queremos atender.
Se escolhemos atender o primeiro tipo, talvez consigamos mais clientes, mas
ganhando menos em cada um.
As vezes, com o mesmo trabalho e focando os outros clientes podemos ganhar
mais, mas vamos acabar vendendo menos.

Acho que é preciso considerar essas questões e escolher um público alvo.
Não fica bem vender a mesma coisa por 2 valores diferentes, então parece
interessante escolher um tipo de cliente que se quer atender e fixar o
valor. Ou se preferir, crie vários "produtos", por exemplo, instalação de
Asterisk até tantos usuários, sei lá...

O que acho estranho é essa tendência que temos de achar que o preço das
coisas são definidos pelos seus custos e não pelo valor que tem para o
cliente. Faz sentido? Ou não dá pra usar esse pensamento nesse contexto?

Luis.