[AsteriskBrasil] Gerar Numero de Protocolo

Caio Pato caiopato em gmail.com
Quinta Agosto 1 10:18:21 BRT 2013

2013/8/1 Wagner <wagner em sincronismotelecom.com>:
> Você quer pegar o uniqueid para identificar a ligação ou quer gerar um
> numero e grava-lo no userfield?
>
> Você possui um sistema que ira buscar o dado (uniqueid/userfield) para
> extrair os dados para seu sistema ou apenas para identificar a ligação por
> este dado no CDR?

O que o colega precisa é gerar um número único que servirá de
protocolo para o callcenter/atendimento dele dar andamento na chamada.
Acredito que seja como nas concessionárias de serviços públicos, que
são obrigadas a informar o número de protocolo no INÍCIO da chamada.
Ele pensou em usar o uniqueid, mas a única forma que ele "pensou" era
pegar o uniqueid do CDR, mas o CDR só é gerado ao TÉRMINO da chamada,
não no começo.

Eu sugeri que ele criasse um segundo banco de dados e, logo no início
da chamada, dentro das primeiras prioridades do dialplan, ele gravasse
essa informação nesse outro BD, e fosse buscar lá o protocolo.

Será que o ResetCDR(w) [1] atenderia o colega, já que ele está com
dificuldades de implementar o banco de dados adicional?

[1] http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+cmd+ResetCDR