[AsteriskBrasil] Asterisk/Elastix com 3 links de internet.

Alejandro Flores alejandrorflores em gmail.com
Sábado Agosto 10 11:23:56 BRT 2013

Renato,

Eu acho que você vai enfrentar vários problemas se utilizar algo para fazer
load balance.
Motivos:

- Balancear SIP não é o mesmo que balancear conexões http, por exemplo.

- O protocolo SIP e RTP utilizam protocolo UDP, que não possui um controle
como o TCP, sendo assim não possuem uma 'sessão' por onde você consiga
manter a conexão estabelecida em um mesmo link, podendo ocasionar a perda
da chamada, pois com a primeira mudança de porta no RTP, o load balance
pode jogar a comunicação pra outro link.

- No protocolo SIP são informados IPs e Portas para conexão. Como essas
informações passam no protocolo, o sistema que faz o load balance não lê o
que passa no pacote e não sabe que deve manter a conexão pelo mesmo link,
então corre o risco de enviar a conexão por um IP e no pacote SIP ta
informando outro.

Você deve procurar algum produto capaz de balancear SIP. Acredito que o
OpenSips faça isso.

Abraço!

Alejandro Flores
Office: 81 3031-4595