[AsteriskBrasil] RES: RES: Call back

Guilherme Rezende asterisk em guilherme.eti.br
Sexta Janeiro 4 12:37:25 BRST 2013

Veja, se seu banco de ramais for PAP2T ou SPA8000, apenas precione *05
quando ligar p/ alguém e der ocupado. Automaticamente o call-back estará
agendado. Porém ja usei Gateways SIP da Grandstream, AudioCodes e
Realtone e nenhum desses apresenta essa facilidade, restando fazer a
programação na mão no Asterisk.

Eu criei um dialplan na mão da seguinte forma:
Quando ligar p/ alguém e der ocupado, bote o telefone no gancho e depois
precione 55+numero do ramal que deseja chamar.
Quando este ramal estiver disponível, o mesmo será tocado e o asterisk
retornará a ligação p/ o ramal de origem.

exten => _55XXX,1,NoCDR()
exten => _55XXX,2,Set(R-DESTINO=${EXTEN:2})
exten => _55XXX,3,Set(RAMAL-DESTINO=${R-DESTINO})
exten => _55XXX,4,Set(RAMAL-ORIGEM=${CALLERID(num)})
exten => _55XXX,5,System(/var/lib/asterisk/scripts/callback-agendado.sh
${RAMAL-ORIGEM} ${RAMAL-DESTINO})
exten => _55XXX,6,Playback(vm-saved)
exten => _55XXX,7,Playback(beep)
exten => _55XXX,8,hangup()

Abaixo, conteúdo do arquivo /var/lib/asterisk/scripts/callback-agendado.sh

#!/bin/bash

#################################################
# #
# CallBack Agendado #
# Script Criado por Mestre Asterisk #
# http://mestreasterisk.com.br #
# #
# Descrição: Ao ligar para um ramal que está #
# ocupado você tem a opção de digitar 9 para #
# agendar um callback assim que o mesmo estiver #
# desocupado. #
# #
#################################################

make_callfile()
{
ORIGEM=$1
DESTINO=$2

CALLFILE=$(cat <<-EOF1
Channel: SIP/$ORIGEM
MaxRetries: 60
RetryTime: 5
WaitTime: 20
Context: liberados
Extension: $DESTINO

FILE_NAME="$TEMP_SPOOL"/$(date +%d%m%y)-$DESTINO.call
echo "$CALLFILE" >> $FILE_NAME
chown root /$FILE_NAME
chmod 777 /$FILE_NAME
mv /$FILE_NAME /var/spool/asterisk/outgoing
}

#VARIAVEIS DIRETORIOS
ASTERISK_CFG="/etc/asterisk"
TEMP_SPOOL="/var/spool/asterisk"

#Verifica se ja existe esse callback na fila
if [ -e /var/spool/asterisk/outgoing/$FILE_NAME; then

exit

fi

make_callfile "$2" "$1"

exit