[AsteriskBrasil] RES: RES: Call back

joao em oxman.com.br joao em oxman.com.br
Segunda Janeiro 7 11:47:56 BRST 2013

Bom dia, Guilherme!

	Desculpe não ter perguntado antes mais estava doente e não vim trabalhar esses dias, mais obrigado pela sua dica.

	Só poderia me dar uma ajuda nesse seu script por algum motivo ele não cria o arquivo .calll na pasta outgoing

já passou por isso

desde já agradeço a atenção

De: "Guilherme Rezende" <asterisk em guilherme.eti.br>

Enviado: sexta-feira, 4 de janeiro de 2013 12:40

Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org

Assunto: Re: [AsteriskBrasil] RES:  RES: Call back

Veja, se seu banco de ramais for PAP2T ou SPA8000, apenas precione *05

quando ligar p/ alguém e der ocupado. Automaticamente o call-back estará

agendado. Porém ja usei Gateways SIP da Grandstream, AudioCodes e

Realtone e nenhum desses apresenta essa facilidade, restando fazer a

programação na mão no Asterisk.

Eu criei um dialplan na mão da seguinte forma:

Quando ligar p/ alguém e der ocupado, bote o telefone no gancho e depois

precione 55+numero do ramal que deseja chamar.

Quando este ramal estiver disponível, o mesmo será tocado e o asterisk

retornará a ligação p/ o ramal de origem.

exten => _55XXX,1,NoCDR()

exten => _55XXX,2,Set(R-DESTINO=${EXTEN:2})

exten => _55XXX,3,Set(RAMAL-DESTINO=${R-DESTINO})

exten => _55XXX,4,Set(RAMAL-ORIGEM=${CALLERID(num)})

exten => _55XXX,5,System(/var/lib/asterisk/scripts/callback-agendado.sh

${RAMAL-ORIGEM} ${RAMAL-DESTINO})

exten => _55XXX,6,Playback(vm-saved)

exten => _55XXX,7,Playback(beep)

exten => _55XXX,8,hangup()

Abaixo, conteúdo do arquivo /var/lib/asterisk/scripts/callback-agendado.sh

#!/bin/bash

#################################################

# #

# CallBack Agendado #

# Script Criado por Mestre Asterisk #

# http://mestreasterisk.com.br #

# #

# Descrição: Ao ligar para um ramal que está #

# ocupado você tem a opção de digitar 9 para #

# agendar um callback assim que o mesmo estiver #

# desocupado. #

# #

#################################################

make_callfile()

{

ORIGEM=$1

DESTINO=$2

CALLFILE=$(cat <<-EOF1

Channel: SIP/$ORIGEM

MaxRetries: 60

RetryTime: 5

WaitTime: 20

Context: liberados

Extension: $DESTINO

FILE_NAME="$TEMP_SPOOL"/$(date +%d%m%y)-$DESTINO.call

echo "$CALLFILE" >> $FILE_NAME

chown root /$FILE_NAME

chmod 777 /$FILE_NAME

mv /$FILE_NAME /var/spool/asterisk/outgoing

}

#VARIAVEIS DIRETORIOS

ASTERISK_CFG="/etc/asterisk"

TEMP_SPOOL="/var/spool/asterisk"

#Verifica se ja existe esse callback na fila

if [ -e /var/spool/asterisk/outgoing/$FILE_NAME; then

exit

fi

make_callfile "$2" "$1"

exit

> Esplicando melhor. Essa facilidade quem faz é o ata  e não o asterisk.

> Condigure no ata em Regional os campos:

>   Call Back Expires: tempo que a facilidade espira.

>   Call Back Retry Intvl:tempo de intervalo

>   Call Back Act Code:codigo da facilidade (ativa)

>   Call Back Deact Code: codigo da facilidade (Desativa)

> Disque para um ramal, se estiver ocupado, coloque o gancho. Disque o código

> da facilidade e aguarde.

> Assim que o ramal desocupar, ele tocara seu ramal e o ramal que estava

> ocupado.

> Espero ter ajudado.

> [...]

DIGIVOICE  Fabricante de Placas de Voz e Channel Bank

20 anos de experiência com E1(R2/ISDN), FXS, FXO e GSM

Centro Treinamento - Curso de PABX IP -  Asterisk  - Site  www.digivoice.com.br

ALIGERA – Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7.

Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express.

Channel Bank – Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br.