[AsteriskBrasil] Como limitar ligação por vez

Asterisk - Junior Polegato asterisk em juniorpolegato.com.br
Quarta Junho 19 07:58:42 BRT 2013

Em 17/06/2013 15:52, "Daniel Feliciano" <danielfelicianoseg em hotmail.com>
escreveu:

> Boa tarde lista,
> estou com a seguinte situacao, teria a principio 4 linhas onde posso
estar recebendo ligacao em qualquer delas simultaneas, porem precisaria que
quando alguem ligasse para um numero, automaticamente bloqueasse as outras
3 linhas até que a linha em uso fosse liberada.

> Resumindo, apesar de ter 4 linhas, so poderia receber uma ligacao por
vez, independente do tronco. É uma situacao atipica mesma.

Olá!

Se colocar "call-limit=1" no sip.conf, é possível saber se as linhas estão
sendo usadas pela variável ,Set(CALLS=$[${SIPPEER(<LINHA 1 SIP>:curcalls)}+
${SIPPEER(<LINHA 2 SIP>:curcalls)}+${SIPPEER(<LINHA 3 SIP>:curcalls)}+
${SIPPEER(<LINHA 4 SIP>:curcalls)}]), mas isso seria interessante se fossem
todas linhas SIP e quisesse saber qual linha está ocupada. Então no
contexto faça GotoIf($[${CALLS} > 1]?ocupado) antes do dial para o ramal.

Exemplo:
        same => n, Set(CALLS=$[${SIPPEER(<LINHA 1 SIP>:curcalls)}+
${SIPPEER(<LINHA 2 SIP>:curcalls)}+${SIPPEER(<LINHA 3 SIP>:curcalls)}+
${SIPPEER(<LINHA 4 SIP>:curcalls)}])
        same => n,GotoIf($[${CALLS} > 1]?ocupado)
        same => n,Dial(SIP/<ramal>...)
        same => n,Hangup()
        same => n(ocupado),PlayBack(vm-unavailble)
        same => n,Set(DIALSTATUS=CHANUNAVAIL)
        same => n,Hangup()

Ou ainda, antes do dial para o ramal no contexto de entrada, defina o grupo
é verifique as chamadas do grupo.

Exemplo:
        same => n,Set(GROUP()=entrada)
        same => n,GotoIf($[${GROUP_COUNT(entrada)} > 1]?ocupado)

        Junior Polegato