[AsteriskBrasil] Operadoras brasileiras têm um ano para criar sistema de bloqueio a celulares piratas

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Quinta Março 7 10:01:40 BRT 2013

Giovanni,

Ocorre que no Brasil, equipamentos de rádio-frequência precisam ser
homologados pela ANATEL.

Mesmo que você compre legalmente o equipamento em um país estrangeiro,
traga-o ao Brasil, pague o imposto de entrada no país (50% quando
declarando no aeroporto, 60% quando importando via correio e afins), não
significa que esse equipamento é legítimo para uso no Brasil, pois ele não
foi homologado.

No caso do iPhone por exemplo, quando você compra um lá fora e o traz para
o Brasil, este não tem o selo da ANATEL, e logo pode sim cair na lista
negra do sistema de bloqueio.

Ocorre que as empresas Brasileiras que produzem produtos ruins, encontram
nestas ações desastrosas do governo uma forma de se manterem ganhando sem
produzir algo de qualidade real e realmente feito no Brasil (IP,
manufatura, software, etc).

Sds

Alexandre Alencar
Twitter @alexandreitpro