[AsteriskBrasil] Asterisk vs. medidor de gás

Victor Sousa victor.sousa em compagas.com.br
Terça Março 26 08:59:50 BRT 2013

Pessoal,
eu tenho um medidor de gás da Mercury Instruments que envia dados
através de um modem.

medidor -> linha analógica -> NUVEM -> placa E1 -> Asterisk -> ATA ->
modem -> porta serial -> software (MasterLink32).

Utilizando uma linha analógica os dados chegam corretamente. Via VoIP a
ligação até chega a ser "completada", é estabelecida uma conexão com o
modem e dados esporádicos (pequena quantidade) são transmitidos, porém o
software (MasterLink32) fecha a conexão devido a erros de dados quando a
transmissão de dados é um pouco maior.

"Sniffando" a porta serial percebemos que através do Asterisk os pacotes
chegam com "lixo" comparados com a transmissão via linha analógica. Aí
pensamos que algum codec poderia estar alterando os dados na conversão
A/D (e vice-versa).
Eu tentei forçar no ATA e no sip.conf para usar somente codec
específicos (alaw, depois ulaw, gsm, g729) mas o mesmo erro continou a
acontecer independente do codec utilizado.

Até postei no Asterisk Forums, mas ainda ninguém conseguiu me ajudar
(http://forums.asterisk.org/viewtopic.php?f=1&t=85980).

Eu sei que é uma situação bem específica, mas se alguém puder dar uma
idéia eu agradeço.

Usamos asterisk 1.6.2.6
e esse é o medidor:
http://www.mercury-instruments.com/en-Mercury_Instruments_Products_UT_3000.html