[AsteriskBrasil] Asterisk com SRTP

Everaldo Rodrigues de Oliveira everaldoro em gmail.com
Quarta Maio 15 15:56:16 BRT 2013

Ricardo os testes em que homologamos a solução com segurança implementada
usamos SRTP e TLS com chaves encriptografadas, mas o que interessa a você
no momento é apenas SRTP não é? Bom o cenário foi o seguinte:

Na primeira vez que tentamos usar SRTP foi na versão do Asterisk 1.8, mas
tivemos que compilar o modulo srtp, pois nessa versão não vinha nativo, nas
versões do Asterisk 11 o SRTP já é nativo basta marcar na instalação do
asterisk pelo menu select.

Estou usando telefones do fabricante Yealink que suportam SRTP, pois mesmo
habilitando nos no arquivo sip.conf deve ser habilitado no telefone também
pra que funcione.

no arquivo sip.conf
;tronco sip com outro servidor asterisk
[tk1_]
host=192.168.0.180
port=5060
username=senha123
secret=senha123
type=friend
qualify=yes
insecure=port,invite
dtmfmode=rfc2833
language=pt_BR
encryption=yes      ;deve ter esse parametro se quiser que as chamadas
através deste tronco sejam criptografadas

;ramais
[1400]
type=friend
secret=1400
host=dynamic
canreinvite=no
dtmfmode=rfc2833
mailbox=1400 em default
disallow=all
allow=ulaw,h261,h261p,h263,h264
language=pt_BR
encryption=yes                       ;com essa opção as chamadas deverão
estar criptografadas
                                               ;se esquecer que os
telefones devem suportar srtp e estar habilitado
                                               ;caso contrário não vai
funcionar.
context=todas
callgroup=1
pickupgroup=1
call-limit=3
qualify=yes

Se quiser criar mais ramas basta copiar e alterar o número 1400 para o novo
ramal.
Espero ter ajudado.

Obs: Pra checar se as chamadas estão criptografadas, use o aplicativo
wireshark capture os pacotes antes de habilitar o SRTP, e faça o mesmo
depois que habilitar, dessa forma pode comprovar se a chamada está com
criptação segura no seu teste.

Att.
Everaldo Oliveira