[AsteriskBrasil] Asterisk com SRTP

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Quarta Maio 15 16:07:21 BRT 2013

Senhores,

Basicamente, em um Asterisk com o SRTP:

Para cada ramal que vai suportar criptografia de media, adicionar:

encryption=yes

Para só permitir chamadas com media encriptada, você tem que alterar o
dialplan para forçar isso, checando se a variável CHANNEL(secure_media)
está com 1.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!NOTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

secure_media não significa secure_sginaling que deve ser checado em
CHANNEL(secure_signaling) onde 1 é ativo.

Traduzindo: a chave que irá criptografar a media (audio) será trocada entre
o cliente e servidor em texto plano, logo, alguém com um mínimo de
conhecimento conseguirá interceptar e usá-la para fazer escuta no canal.

Para isto, você tem que criptografar a sinalização também, usando TLS por
exemplo. Mas isso você já deve ter entendido, pois leu primeiro o Specifics
né?

**** Como fazer chamadas seguras: encripte a sinalização E encripte a
media. ***

Sds