[AsteriskBrasil] GATEWAY GSM NACIONAL A BAIXO CUSTO COM FUNCAOES DE VOZ - SMS - USSD

Giovanni giovbs em gmail.com
Quarta Maio 29 22:46:20 BRT 2013

Olá listas,

SIM!!!... Existe a possibilidade de explorar a mais chan_dongle senhores! E
quero compartilhar estes meus humildes testes de laboratório como prometido.

O colega Danilo está utilizando uma solução minha que utiliza uma placa
Alix e 4 Modem E160 em produção e está totalmente satisfeito.

Também estou suportando e gerenciando (remotamente) os testes de
laboratório com o parceiro Leomar. Neste cenário estou com 13 modem E303 da
VIVO operando com 5 operadoras diferentes. Ligando e recebendo chamadas de
voz sem problema algum em referência a qualidade das ligações.

Material usado:

13 Modem E303 3G Vivo (selo Anatel) e pretendemos expandir até 20 modem
logo logo

4 Hub simples chines 7 portas
1 Fonte ATX (as de qualquer micro) para alimentaçao 5V HUB
Asterisk 1.8 e chan_dongle

acima de um PC normal com Debian weezhy

Operadoras:

CLARO
OI

TIM
VIVO
CLARO FIXO

dongle show devices

ID           Group State      RSSI Mode Submode Provider Name  Model

100          0     Free       27   0    0       CLARO          E303C

101          0     Free       23   3    3       CLARO          E303C

102          0     Free       22   3    3       CLARO          E303C

106          1     Free       18   3    3       Oi             E303C

107          1     Free       22   3    3       Oi             E303C

111          2     Free       14   3    3       VIVO           E303C

112          2     Free       21   0    0       VIVO           E303C

113          2     Free       14   3    3       VIVO           E303C

116          3     Free       15   3    2       TIM            E303C

117          3     Free       16   0    0       TIM            E303C

118          3     Free       15   3    2       TIM            E303C

121          4     Free       23   0    0       ClaroFixo    E303C

122          4     Free       25   3    3       ClaroFixo    E303C

core show calls

0 active calls

174 calls processed

isso a tarde de hoje...

Este sistema é já autônomo, caso de problemas (dialing) com modem o reset é
automático e transparente ao operador, sem precisar de ação humana alguma
(é uma semana que estamos testando)

Para o perfeito, preciso (aqui ajuda de alguém seria bem-vinda) ainda criar
um controle que rode após modem acabar com a ligação (verificando o status
do modem e agindo de acordo) e em particular quando os operadores efetuam o
CANCEL da chamada (modem as vez fica em Dialing)...

~~~~~~~~~~~~

E303: Eu foi logo tentar mexer no firmware E303 da Vivo, pois nas listas
muito relataram que não funfa. Demorei mais de uma semana rodando na net
que até encontrei 2 sistemas para conseguir a instalação de um firmware
'alheio' em bastante modelos de modem, mas isso sozinho não era suficiente
pois ainda faltava ter um firmware não customizado por E303.... O jogo
fechou quando encontrei um site (pago) onde tem todos os firmwares
originais de quase todos os modem, assim consegui realizar downgrade do
E303 para o firmware ORIGINAL Huawei (firmware + dashboard) e finalizando
ativando a voz.

*Modem PRONTO por chan_dongle e Linux NAO EXISTE!!!! *

Cada kernel e hardware funfa diferentemente com mesmo modem assim muitas
coisas podem mudar entre um PC/SO e outro.... Alguns modem (outro não) vem
com defeito que prendem linha mas baste colocar o reload automático do
canal...... *E160, E303, E173, E1550, K35xx, E156, E153 *testei todos,
pessoalmente ou remotamente e garanto que cada um tem um próprio sistema
diferente por ser reconhecido em Linux (ttyUSB*) e nem sempre o automático
 usb_modeswith (eu nunca uso) é o jeito coreto... além pro finalizar algum
modem param de funfar se junto com outros... e acho que ainda vou aprender
mais.

Eu estou fazendo isso por depois poder vender mim experiência a quem
precisar. Além de isso quero demostrar, a quem rebaixou o sistema
chan_dongle, que estão bem* errados *e que não se julga só a
aparência...... *este sistema soluciona muitas exigência por um preço
barato mesmo usando hardware NACIONAL.*

E Sinto em ver que muita gente 'grande' aqui da lista nunca nem se
interessou em este sistema livre e econômico .. Posso imaginar que muitos
tem boca e mão presas com 'parcerias' que não toleram divulgação de
sistemas alternativos concorrentes... é mesmo liberdade?

Sempre respondi a todos sem cobrar nada....

Abraço

Giovanni

gbme.com.br

Skype: giovbs