[AsteriskBrasil] Asterisk Vs FreeSWITCH

João Mesquita jmesquita em freeswitch.org
Sexta Novembro 8 00:11:46 BRST 2013

Boa noite lista!

Sou um velho novo membro da lista e revisando meus correios pessoais
antigos vi uma mensagem do Thiago Anselmo perguntando de FreeSWITCH™. Como
não consigo responder mensagens depois de inscrito na lista (reativado com
outro email na verdade), vou fazer um "quote" do email dele e tentar
responder de acordo:

"Amigos,
> Estou bem interessado a melher um pouco com freeswitch, mais gostaria de
> saber se tem algo como o extensions.ael só que no freeswitch. Pois pelo
> oque eu li, e vi nas wiki o extensions é feito em XML, teria outra forma ou
> apenas XML mesmo?
> --
> Thiago Anselmo"

Bom, trabalho com FS faz mais ou menos 7 anos e antes disso trabalhei com
Asterisk por 5. Sou um dos contribuidores de projeto com acesso de commit
ao core apesar de não fazer muuuita coisa por lá. Os que estiveram dando
uma volta pela lista devem ter me visto alguma vez.

Bom, FS não é um bicho muito simples e a curva de aprendizagem é um pouco
complicada, porém, todo esse esforço é sem dúvida recompensado. A resposta
curta para a pergunta do Thiago é que sim, a configuração é só por XML. A
resposta comprida, quem quiser segue abaixo:

O FreeSWITCH é feito para ser agnóstico ao modo de configurar o dialplan e
de fato o dialplan é um módulo que é carregado e não é parte do core. O
mais utilizado é obviamente o mod_xml_dialplan que é tão completo que hoje
em dia não vejo o porque fazer um módulo a parte a não ser que a aplicação
seja muito específica (um discador por exemplo).

O dialplan é tão flexível que de fato eu fiz algumas modificações no
mod_khomp da Khomp (acho que todos sabem de quem eu to falando) para que a
FXS faça consulta digito a digito e não depender do famoso timeout que
tanto incomoda no mundo VoIP quando usado por GW. Enfim, não quero me
estender muito, mas o que quiserem saber é só perguntar que eu tento
responder.

Abraços,

João Mesquita