[AsteriskBrasil] Asterisk Vs FreeSWITCH

Telesurf Multimidia tele-surf em hotmail.com
Segunda Novembro 11 22:10:00 BRST 2013

Tem uma gui para FS naum?

Date: Fri, 8 Nov 2013 00:11:46 -0200
From: jmesquita em freeswitch.org
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org; thiagoo.anselmoo em gmail.com
Subject: [AsteriskBrasil] Asterisk Vs FreeSWITCH

Boa noite lista!
Sou um velho novo membro da lista e revisando meus correios pessoais antigos vi uma mensagem do Thiago Anselmo perguntando de FreeSWITCH™. Como não consigo responder mensagens depois de inscrito na lista (reativado com outro email na verdade), vou fazer um "quote" do email dele e tentar responder de acordo:

"Amigos,

Estou bem interessado a melher um pouco com freeswitch, mais gostaria de
saber se tem algo como o extensions.ael só que no freeswitch. Pois pelo
oque eu li, e vi nas wiki o extensions é feito em XML, teria outra forma ou

apenas XML mesmo?

--
 Thiago Anselmo"

Bom, trabalho com FS faz mais ou menos 7 anos e antes disso trabalhei com Asterisk por 5. Sou um dos contribuidores de projeto com acesso de commit ao core apesar de não fazer muuuita coisa por lá. Os que estiveram dando uma volta pela lista devem ter me visto alguma vez.

Bom, FS não é um bicho muito simples e a curva de aprendizagem é um pouco complicada, porém, todo esse esforço é sem dúvida recompensado. A resposta curta para a pergunta do Thiago é que sim, a configuração é só por XML. A resposta comprida, quem quiser segue abaixo:

O FreeSWITCH é feito para ser agnóstico ao modo de configurar o dialplan e de fato o dialplan é um módulo que é carregado e não é parte do core. O mais utilizado é obviamente o mod_xml_dialplan que é tão completo que hoje em dia não vejo o porque fazer um módulo a parte a não ser que a aplicação seja muito específica (um discador por exemplo).

O dialplan é tão flexível que de fato eu fiz algumas modificações no mod_khomp da Khomp (acho que todos sabem de quem eu to falando) para que a FXS faça consulta digito a digito e não depender do famoso timeout que tanto incomoda no mundo VoIP quando usado por GW. Enfim, não quero me estender muito, mas o que quiserem saber é só perguntar que eu tento responder.

Abraços,João Mesquita

KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1;
Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7;
Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conhe�a em www.Khomp.com.