[AsteriskBrasil] Gatway com chan_dongle

Giovanni giovbs em gmail.com
Segunda Setembro 2 07:11:25 BRT 2013

Marcio,

*...Vou repetir: quanto custa a operação do cliente?...
*com o cenário coreto é suficiente espetar os modems em um hub USB no PBX
Asterisk existente e configurar o software.. sendo que os modems E160 e
E1550 som vendidos na media por R$ 125 (cada) o custos de hardware som bem
baixos (ridículos). Depois depende do 'Integrador' o que ele cobra por o
serviço de instalar e configurar o dongle, assim um valor 'justo' (segundo
mim visão) seria ficar abaixo do preço de um Goip da vida...

Eu continuo falando que chan_dongle tem o seus problemas e não pode se
comparar com Khomp ou outros gateway top de linha. Repito este é um sistema
alternativo por quem não tem necessidades extremas ou exigências
particulares ou mesmo dinheiro (não vamos criticar as possibilidades
econômicas pois tem quem tem dinheiro e quem não tem). Posso definir
chan_dongle um entry level (ou Soho) para comunicação GSM sem que ninguém
se ofenda? Khomp e outras não vai ser prejudicadas da alguns Modem 3G pois
quem compra Modem 3G justamente não tem R$ para comprar ou integrar
sistemas como esses, no máximo vamos incomodar empresas como Goip e outras
chinesa que, como relatam muitos mim clientes, som cheias de problemas...

Chan_dongle funfa bem só com alguns modem e o mesmo, como toda comunidade,
precisa muito de cabeças como você por melhorar o código que, como você
sabe, não é atualizado faz quase 2 anos (não um). Por isso tem toda esta
confusão: o modem que funfam bem com este chan_dongle são meio complicados
da encontrar em Brasil (e mais caros) por isso tem quem quer usar modem
'não compatíveis 100%' assim tendo resultado ruim e consequentemente falar
mau.

Modem que prestam com boa estabilidade: E156 - E173 (FW 11) - E160 - E1550*
- K3520*
Modem que prestam com algum problema: E303, E3131 e todos os novo modelos
* não testei ainda ma som os 2 modem utilizados no projeto dongle original

Eu monto este sistemas e tento ajudar quem quer experimentar, nunca vendi
sem alertar que o sistema não é OURO PURO e pode não prestar em todos os
cenários.

Com o consenso de mim sócios vou colocar um ambiente de TESTE (em produção)
em um Call-center este cenário:

4 Modem E303 com firmware original e voz ativado de fabrica (nenhuma
intervenção)
4 Modem E160 atualizado ao ultimo firmware Huawei (pois sem atualizar não
presta)
4 Modem E1550 com firmware original e voz ativado de fabrica (nenhuma
intervenção)

e lhe repasso o 'root' por você fazer o que querer. Caso precise fazer
teste em sua casa (laboratório) a outra oferta é sempre valida pois tenho
certeza que com sua ajuda e apoio a coisas poderiam só que melhorar e quem
sabe um dia nos ter nossa versão dongle atualizada e mais estável....

Vamos tentar parar este 'flame' e vamos iniciar tudo de zero... vamos
tentar melhorar e não sempre criticar ok?

mim skype: giovbs

Abraço

Giovanni