[AsteriskBrasil] Nível dentro de contexto

Hudson Cardoso hudsoncardoso em hotmail.com
Sexta Setembro 6 15:58:36 BRT 2013

   Tem sim, se você ver bem, no aninhamento do dialplan, eles descem na hierarquiaate encontrar o "encaixe" do numero desejado, por exemplo, se o cara discar um fixo local,a primeira opcao é tentar o "Match" em context ddi, se não encontrar vai ao próximo que esta no includes, iniciando no context que o user pertence, ate chegar nos ramais, onde eletermina por fazer uma regra de encaixe com os últimos algarismos discados.   Conseguiu entender ?
context ddi{    _00X.=>  {&discaddi(${EXTEN},${EXTEN});}    includes {dddcelular;}}
context dddcelular{    _0XX[789]X.=>  {&discamovel(${EXTEN},${EXTEN:1});}    includes {dddfixo;}}
context dddfixo{    _0XX[2345]XXXXXXX=> {&discafixo(${EXTEN},${EXTEN:1});}    includes {celularlocal;}}
context celularlocal{    _[789]XXXXXXX => {&discamovel(${EXTEN},48${EXTEN});}    includes {fixolocal;}}
context fixolocal{    _[2345]XXXXXXX =>  {&discafixo(${EXTEN},48${EXTEN});}    includes {ramais;}}
context ramais{            _[5]. =>{noop(callerid = ${CALLERID(num)}   tamanho=${LEN(${EXTEN:1})});                     set(tamanho=${LEN(${EXTEN:1})});                     set(discar=${CALLERID(num):0:$[8-${tamanho}]}${EXTEN:1});                     dial(sip/${discar},90,tThH);}    includes{gratis;}}context gratis{    _30XX => dial(iax2/${EXTEN},120,T);    _37X. => &callback(${EXTEN:2},${CALLERID(name)});    _2XXX => {dial(sip/${EXTEN},120,T);}    9 => goto uracentral,s,1;    _030X.=>dial(sip/grito/${EXTEN},120,T);}

Hudson
(048) 8413-7000
Para quem nao cre, nenhuma prova converte,Para aquele que cre, nenhuma prova precisa.