[AsteriskBrasil] Recebendo Chamadas Estranhas

Rafael Ribeiro rafaelribeiro.sp em gmail.com
Terça Abril 15 18:46:36 BRT 2014

Boa Noite Galera!

Tenho um GrandStream Sem Fio, instalado em minha rede.

Dias atrás, postei um problema aqui, e descobri que era uma questão de
firewall do local onde eu estava usando o telefone.

Peguei este aparelho, e liguei diretamente no modem do Virtua, para alguns
testes.

Estranhamente e aleatoriamente, o aparelho toca, e aparece no identificador
de chamadas:

100 ... ou ... SIPVICIOUS

Detalhe Intrigante: No CLI do Asterisk, não tenho NENHUM REGISTRO destas
chamadas.

Inclusive, quando uma delas aconteceu, meu CLI estava aberto, e nada
constava lá.

Minha pergunta, será um ataque (tipo port scan) ao próprio GrandStream na
porta 5060?

Como foi possível fazer o telefone tocar?

Alguém já passou por algo parecido?

Obrigado,
Rafael