[AsteriskBrasil] G0 aloca canal DAHDI de um ramal

Fábio Ghisleni fghisleni em gmail.com
Quinta Abril 17 15:08:51 BRT 2014

Prezados, boa tarde.

Há algum tempo recorri à lista para saber como alocar os canais do meu E1 em
ordem decrescente.

Mais do que rápido recebi a resposta do colega Nicolas informando o
procedimento. Nicolas: muito obrigado!

Não obtive total sucesso, então voltei à prancheta.

Como já faz dias que tento a solução sem evoluir, peço ajuda dos senhores
novamente.

Meu ambiente é composto por 1 x E1 (DAHDI) e por ramais TDMoE (DAHDI).

E1 = canais 1-15,17-31

Ramais = canais 32-63

Caso eu defina a ordem dos canais com “g0”, estes são alocados em ordem
crescente. As chamadas saem pelo primeiro canal livre. Até aí, tudo bem,
tudo certo.

Se eu definir “G0” a ordem de alocação se inverte conforme o previsto,
entretanto o canal alocado é o 63, ou seja, é o último canal DAHDI (é o
canal de um ramal).

Meu /etc/asterisk/dahdi-channels.conf está assim:

; Span 1: AP401/0/1 "AP401 Card 1 Span 1" (MASTER)

group=0,11

context=from-pstn

switchtype = national

signalling = mfcr2

channel => 1-15,17-31

context = default

group = 0

E o meu /etc/dahdi/system.conf está assim:

# Span 1: AP401/0/1 "AP401 Card 1 Span 1" (MASTER)

span=1,1,0,cas,hdb3

cas=1-15,17-31:1101

# Channel Bank 1: AX600-1

dynamic=eth,eth1/AA:BB:CC:DD:EE:FF,32,0

fxoks=32-63

alaw=32-63

echocanceller=mg2,32-63

# Global data

loadzone        = br

defaultzone     = br

Resumo: a inversão da ordem de alocação acontece, mas não entendi porque é
alocado um canal DAHDI que pertence ao meu banco de canais (dos ramais).

Desde já agradeço qualquer contribuição.

FGhisleni

(54) 8145-3800